Sindicato desagradado com jogadores a dormir no estádio do Freamunde

Cinco futebolistas estrangeiros do Freamunde foram despejados de casa, devido ao atraso no pagamento de salários.

Foto
Complexo Desportivo do Sport Clube de Freamunde SC Freamunde

Joaquim Evangelista reagiu esta quinta-feira com "repúdio" a novas denúncias de incumprimentos no Freamunde, afirmando que o clube agora a competir nos campeonatos distritais do Porto é uma "maçã podre" que está a contaminar o futebol português.

"Aparentemente, há um conjunto de interessados que criam expectativas, pensando devolver o clube aos campeonatos profissionais para ganharem dinheiro, mas temos de ter mais olhos do que barriga, sobretudo nesta fase, e dar resposta aos graves problemas que existem", disse o presidente do Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol (SJPF), em declarações à agência Lusa.

Para Joaquim Evangelista, a prioridade de actuação do sindicato é a "situação mais difícil" que envolve "cinco jogadores estrangeiros" recentemente despejados de casa, devido ao atraso no pagamento de salários, conforme denúncia feita pelo treinador do Freamunde, Pedro Barroso, a uma rádio local, no final do último jogo.

"Tinham casa paga e deixaram de ter, são jovens e estão numa situação difícil. Já pedimos ao nosso delegado do Porto para ir a Freamunde e providenciar uma solução que passe por arranjar alojamento e alimentação", referiu.

Evangelista admitiu regressar a Freamunde, repetindo uma viagem que tem sido recorrente nos últimos anos, e assegurou que vai ser accionado o fundo de garantia salarial, para tentar responder aos problemas imediatos dos jogadores, sejam os que comprovadamente têm remuneração e os restantes.

O presidente do SJPF prometeu também começar a trabalhar com a Federação Portuguesa de Futebol numa solução jurídica que permita a desvinculação dos jogadores que assim o desejem, ultrapassando o vínculo aos clubes válido por um ano, conforme estipula o estatuto amador.

O plantel está na iminência de deixar de competir, mas a decisão só deverá ser conhecida ou assumida na quinta-feira, após uma reunião prevista entre o accionista da SAD e a direcção do clube, a quem Evangelista não poupa críticas.

"Começa a ser recorrente haver um conjunto de dirigentes que se prestam a estas práticas, pondo em causa os valores desportivos e o trabalho das pessoas, geralmente mais vulneráveis e muito jovens. A responsabilidade tem de ser assacada aos dirigentes, mas também aquelas pessoas que andam envolvidas com estes jogadores não podem assistir a isto e ficar de braços cruzados", denunciou Evangelista.

Em nome do interesse dos jogadores do Freamunde, neste caso, Evangelista garantiu que vai dar conhecimento do caso à Federação Portuguesa de Futebol, admitindo recorrer até a vias políticas, institucionais ou até judiciais.

"O Freamunde é uma nódoa negra no futebol português, é a maçã podre que está a descredibilizar o futebol", concluiu.

Sugerir correcção
Comentar