Investigação a resultados combinados faz 15 detenções em Espanha

Os suspeitos foram detidos em Outubro do ano passado e tinham como principal colaborador um tenista profissional, também espanhol.

Foto
Os resultados manipulados voltam a ensombrar o ténis LUSA/NOUSHAD THEKKAYIL

A investigação da Guarda Civil espanhola a uma rede de resultados combinados desencadeada em Outubro do ano passado levou à detenção de 15 pessoas e à investigação de 65, entre as quais 28 tenistas profissionais das categorias ITF Futures e Challenger. Os números da Operação Bitures foram divulgados esta quinta-feira pela Guarda Civil espanhola, que em Outubro deteve, preventivamente e sem direito a fiança, cinco pessoas, entre as quais o tenista profissional Marc Fornell, considerado o cabecilha do grupo.

Segundo a Guarda Civil, a operação foi desencadeada por uma denúncia de responsáveis da Unidade de Integridade do Ténis, um organismo internacional anticorrupção da modalidade.

De acordo com a investigação, a rede usurpou milhares de identidades pessoais, que associou a contas bancárias próprias, através das quais recebia os prémios. Um grupo de indivíduos arménios, em conluio com o cabecilha, subornava jogadores, assegurando-se depois de que as apostas eram feitas, e vários membros marcavam presença nos jogos de forma a intimidar os tenistas.

Os investigadores indicaram que a organização actuava desde Fevereiro de 2017, tendo gerado ganhos de milhares de euros.

Sugerir correcção
Comentar