Frio coloca todos os distritos sob aviso amarelo

As temperaturas mais baixas chegam a partir das 00h00 desta sexta-feira e prolongam-se até ao fim da manhã de sábado.

Foto
Paulo Pimenta

O distrito de Bragança vai estar sob aviso amarelo, devido ao frio, entre a meia-noite de quinta-feira e as 12h00 de sábado, um cenário que se repete nos restantes distritos do continente a partir da meia-noite de sexta-feira.

Segundo informação disponibilizada esta quarta-feira pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a persistência de valores baixos da temperatura mínima justifica a activação deste aviso, o menos grave e que corresponde a uma situação de risco para determinadas actividades dependentes da situação meteorológica. O aviso estará em vigor até às 12h00 de sábado em todos os distritos.

A informação do IPMA relativa aos próximos dias dá conta de um "aumento do desconforto térmico" entre quinta-feira (dia 10) e sábado (dia 12), prevendo-se "a substituição gradual de uma massa de ar polar por uma massa de ar com características de ar árctico sobre Portugal continental, transportada do interior do continente europeu".

"Como consequência, a temperatura mínima deverá descer no dia 10 no interior norte e centro, especialmente na Beira Alta, onde, nas terras altas, as descidas poderão ser da ordem de 5 a 8 graus Celsius. Assim, os valores da temperatura mínima deverão variar genericamente entre 2 e 6 graus Celsius, sendo inferiores no interior norte e centro, onde variarão aproximadamente entre -4 e 1 graus", descreve o instituto, acrescentando que ocorrerá também uma descida das temperaturas máximas.

Para sexta-feira, prevê-se que estas diminuições de temperatura se estendam ao restante território (com reduções de 2 a 4 graus Celsius, no caso da mínima). Neste dia, "a temperatura máxima deverá variar aproximadamente entre 10 e 14 graus Celsius, sendo inferior no Nordeste Transmontano e na Beira Alta, onde será inferior a 8°C, e ligeiramente superior em alguns locais do litoral sul".

As previsões apontam para um "aumento do desconforto térmico" até sábado, tendo em conta a intensificação do vento, que nas terras altas poderá ser de até 50 quilómetros por hora. Por vezes, até meio da manhã de sábado, poderão ocorrer rajadas de 65 quilómetros por hora, em especial nas regiões Norte e Centro.

"Prevê-se igualmente formação de geada a chegar junto ao litoral. De referir que desde o início de Janeiro têm-se verificado noites frias, isto é, valores da temperatura mínima do ar inferiores aos valores médios e mesmo inferiores aos valores que só ocorrem em 10% dos casos", destaca o IPMA.

Na sequência das previsões de frio, vários municípios anunciaram medidas de apoio aos sem-abrigo, com a abertura de espaços para pernoita.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários