Raptores de mulher de empresário norueguês exigem resgate milionário em criptomoedas

Crime raro na Noruega envolve um pedido de resgate em criptomoedas num valor equivalente a nove milhões de euros.

Anne-Elisabeth Hagen, de 68 anos, esposa de Tom Hagen
Fotogaleria
Anne-Elisabeth Hagen, de 68 anos, esposa de Tom Hagen LUSA/FAMILY HANDOUT
A casa de Tom Hagen, de onde a sua esposa terá sido raptada, a cerca de 20 quilómetros de Oslo
Fotogaleria
A casa de Tom Hagen, de onde a sua esposa terá sido raptada, a cerca de 20 quilómetros de Oslo LUSA/OLE BERG-RUSTEN
Fotogaleria
LUSA/OLE BERG-RUSTEN

Anne-Elisabeth Hagen, de 68 anos, mulher do empresário norueguês Tom Hagen, desapareceu nos arredores de Oslo a 31 de Outubro de 2018 e nada se sabia do seu paradeiro. Esta quarta-feira, as autoridades revelaram que terá foi raptada e que a família recebeu um pedido de resgate multimilionário em criptomoedas, num caso de contornos inéditos num país onde a criminalidade violenta é rara.  

“Houve um pedido de resgate e várias ameaças foram feitas”, disse em conferência de imprensa Tommy Broeske, inspector da polícia norueguesa, que diz não ter recebido qualquer prova de vida até ao momento.

Segundo fontes anónimas citadas pelo jornal norueguês Verdens Gang, o pedido de resgate equivale a nove milhões de euros em monero, uma criptomoeda. Porém, a polícia não confirma oficialmente o valor exigido pelos raptadores, dizendo apenas que aconselhou a família a não pagar.

O advogado da família, Svein Holden, disse numa conferência de imprensa que os Hagen "vêem isto como um acto cruel e inumano”, explicando ainda que, apesar de a polícia estar a investigar o caso há várias semanas, decidiram agora torná-lo público na esperança de conseguirem informações. Holden garante que a família “está preparada para começar um processo” para assegurar o regresso de Anne-Elisabeth sã e salva, não detalhando, no entanto, se estão dispostos a pagar o resgate.

Tom Hagen, de 68 anos, é um multimilionário norueguês com investimentos no ramo imobiliário e da energia. De acordo com a revista Kapital, tem uma fortuna avaliada em cerca de 170 milhões de euros.

Foto
Svein Holden, advogado da família Hagen durante uma conferência de imprensa em Oslo, Noruega TORE MEEK/LUSA
Sugerir correcção
Ler 2 comentários