Centros de saúde de Lisboa e Vale do Tejo com horários reforçados

Nos últimos dias, vários hospitais da região registaram um acréscimo dos tempos de espera por causa da maior afluência às urgências.

Foto
Paulo Pimenta

Vários centros de saúde de Lisboa e Vale do Tejo alargaram o horário de atendimento durante a semana e ao fim-de-semana, em resposta ao aumento da procura de cuidados. Nos últimos dias, vários hospitais da região registaram um acréscimo dos tempos de espera por causa da maior afluência às urgências.

Segundo uma nota divulgada pela Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT), 29 centros de saúde vão ter horário alargado durante a semana, 45 ao sábado e 34 ao domingo. A medida surge “numa altura em que as urgências hospitalares começam a sentir maior pressão e afluência de utentes devido ao frio”, refere a ARSLVT.

O alargamento do horário de atendimento é uma das medidas previstas no plano de contingência do Inverno. Outra das medidas é o reforço de profissionais de saúde e a abertura de camas adicionais nos hospitais para responder ao acréscimo de internamentos. Segundo dados da ARS, anteriormente fornecidos ao PÚBLICO, a ARSLVT tem 611 camas adicionais, das quais mais de 300 já foram abertas.

Na nota enviada às redacções, aquele organismo reforça que os utentes devem contactar o centro de contacto SNS 24 (808 24 24 24) aos “primeiros sintomas de gripe, como tosse, dores de cabeça, febre, mal-estar e dores musculares”.

As temperaturas baixas vão manter-se nos próximos dias, aumentando o risco de doenças respiratórias e o agravamento da condição de saúde das pessoas mais frágeis, como idosos. A taxa de incidência da gripe está a aumentar e o pico é esperado em breve.

Sugerir correcção
Comentar