luccacomicsandgames/Flickr
Foto
luccacomicsandgames/Flickr

A Mostra de Banda Desenhada de Odemira está a chegar e traz um novo concurso

Concurso de banda desenhada vai premiar os três melhores trabalhos em banda desenhada. Obras devem ser entregues até 11 de Fevereiro.

Um concurso nacional, exposições, mostras documentais e workshops marcam a edição deste ano da BDTECA - Mostra de Banda Desenhada de Odemira, no distrito de Beja, a decorrer até ao dia 12 de Março. Segundo a Câmara de Odemira, a promotora, em parceria com a associação Sopa dos Artistas, da BDTECA, que vai na 13.ª edição, pretende divulgar a banda desenhada, "estimular a criatividade e afirmar Odemira como um dos principais centros de desenvolvimento" da nona arte no Alentejo e em Portugal.

O concurso de banda desenhada, que marca o "pontapé de saída" da BDTECA, pretende promover a nona arte junto dos públicos juvenil e adulto e a criatividade e a imaginação dos concorrentes. Destina-se a todas as pessoas com 16 ou mais anos, as quais deverão entregar os trabalhos concorrentes até dia 11 de Fevereiro.

Cada concorrente pode participar com mais do que um trabalho, desde que os envie separadamente e com pseudónimos diferentes, sendo que cada trabalho deverá ter um máximo de quatro pranchas de banda desenhada de tema livre, originais, inéditas e em português e formato A3. O concurso, cujas normas de funcionamento estão disponíveis no site da Câmara de Odemira, prevê a atribuição de prémios no valor de 500, 250 e 125 euros para os 1.º, 2.º e 3.º classificados, respectivamente.

Exposições, workshops e um catálogo

No dia 23 de Fevereiro, serão anunciados os vencedores, entregues os prémios e inaugurada a exposição dos trabalhos da edição deste ano do Concurso de Banda Desenhada da BDTECA, que ficará patente ao público até ao dia 12 de Março. Além do concurso, o programa da 13.ª BDTECA também vai incluir, na Biblioteca Municipal, duas exposições de obras de ilustradoras portuguesas, duas mostras documentais dedicadas a dois criadores, duas sessões e dois workshops de banda desenhada e o lançamento da 4.ª edição do Catálogo de Banda Desenhada de Odemira Odemira-te.

Uma das exposições é de ilustrações do livro Sonho, de Susa Monteiro, e vai estar patente ao público a partir de sábado e até ao dia 26 deste mês. A outra, dedicada às ilustrações de Susana Resende, vai poder ser apreciada entre os dias 2 e 21 de Fevereiro. Stan Lee, criador da Marvel (1922-2018), sobre este norte-americano que foi editor-chefe e presidente emérito da editora Marvel Comics, e Jorge Magalhães (1938-2018), dedicada a este argumentista e guionista de banda desenhada português, são as mostras documentais que vão estar patentes ao público a partir de sábado e até ao dia 31 deste mês e entre os dias 2 e 28 de Fevereiro, respectivamenteAs duas sessões de banda desenhada, a cargo de uma editora, destinam-se ao público escolar e vão decorrer no dia 14 de Fevereiro.

Os dois workshops de banda desenhada vão ser ministrados por Susana Resende, sendo que o primeiro destina-se ao público escolar e vai decorrer no dia 15 de Fevereiro e o segundo destina-se ao público geral e realiza-se no dia 23 de Fevereiro. No mesmo dia será também lançada a 4.ª edição do Odemira-te, que inclui uma compilação dos trabalhos distinguidos entre 2016 e 2018 pelo Concurso de Banda Desenhada da BDTECA.