Moody’s: Elevada dívida pública é “constrangimento ao crédito” para Portugal

Agência de rating Moody’s recorda ainda que Portugal se mantém entre os países com mais riscos para as contas públicas devido aos bancos

Foto
Rui Gaudencio

A manutenção de uma elevada dívida pública é um “constrangimento ao crédito” para Portugal, ainda que não se espere um agravamento desta situação nos próximos tempos, segundo a agência de rating Moody’s.

Num relatório divulgado esta terça-feira sobre a perspectiva para os países da zona euro este ano, a empresa referiu que tanto Portugal como Espanha e Itália estão entre os países cujo elevado nível de dívida pública pode complicar esforços de financiamento.

Ainda assim, de acordo com a Moody’s, no universo dos países mais endividados, como França, Bélgica, Chipre, Grécia, Itália, Portugal e Espanha “todos com uma dívida pública superior a 90% do PIB [Produto Interno Bruto] – apenas França, Itália e Espanha irão registar nenhum ou só um ligeiro decréscimo nos seus rácios de dívida”.

Portugal faz ainda parte do grupo de países da zona euro que a Moody’s espera que tenham uma ligeira redução de custos com juros no refinanciamento da dívida, em conjunto com a Áustria, Alemanha e Holanda.

Apesar destas perspectivas positivas, a Moody’s recordou que Portugal se mantém entre os países com mais riscos para as contas públicas devido aos bancos. “Mesmo em países como a Alemanha, França e Holanda, estamos a registar eventos relacionados com o sistema bancário como fator-chave de risco, ainda que em níveis mais baixos”, realçou a agência.

No geral, a Moody’s avalia a situação da zona euro como “estável” e “apoiada num crescimento ainda saudável”.

Numa nota, a empresa relembrou que “a maioria das acções de rating de 2018 foram positivas e, actualmente, 15 países da zona euro têm um outlook [perspectiva] estável, enquanto quatro contam com um outlook positivo”. Pela primeira vez desde 2007, nenhum país conta com uma perspectiva negativa”, realçou a agência.

Citado nessa nota, o vice-presidente da Moody’s, Steffen Dyck, referiu “ainda que o crescimento económico na zona euro deva desacelerar em 2019, manter-se em 1,9%, robusto o suficiente para apoiar o financiamento”.

No entanto, para este responsável, “tensões crescentes no comércio e uma economia global em desaceleração estão entre os riscos externos mais fortes às condições macroeconómicas benignas" que estimam para a zona euro este ano.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários