Harrington novo capitão da Europa na Ryder Cup

Irlandês que venceu o Portugal Masters de 2016 sucede a dinamarquês Thomas Bjorn

Foto
Padraig Harrington com um dos vários troféus que conquistou na Ryder Cup © EUROPEAN TOUR

O irlandês Padraig Harrington, vencedor do Portugal Masters em 2016, é novo capitão europeu para a Ryder Cup de Setembro de 2020, que decorrerá em Whistling Straits, no Wisconsin, EUA. O tricampeão de majors tem uma célebre carreira na Ryder Cup, tendo representado a Europa seis vezes como jogador – saindo vitorioso em quatro edições - e ultimamente a trouxe sua extensa experiência para o papel de vice-capitão nas três edições anteriores do encontro bienal entre Europa e EUA. 

Aos 47 anos, junta-se a Paul McGinley (2014) e Darren Clarke (2016) como profissionais da ilha da Irlanda para liderar a Europa e espera imitar o último triunfo europeu em solo americano – em Medinah, Illinois, em 2012 – enquanto a Europa defende o troféu que ganhou memoravelmente no Le Golf National, Paris, em Setembro passado. 

Como jogador, Harrington estreou-se na Ryder Cup no The Country Club em Brookline em 1999 e esteve sempre presente nas cinco edições seguintes, ajudando a Europa a vencer em 2002, 2004, 2006 e 2010. 

Foi nomeado vice-capitão pela primeira vez pelo colega de Dublin Paul McGinley na vitória em Gleneagles (Escócia) em 2014, um papel a que retornou em 2016 no Hazeltine National sob Darren Clarke e novamente em Setembro na França sob o comando do dinamarquês Thomas Bjørn, vencedor do Open de Portugal de 2010. 

O antigo número 1 europeu reuniu 30 títulos em todo o mundo e garantiu o seu primeiro major no British Open de de 2007 em Carnoustie, derrotando Sergio Garcia no play-off. Ele defendeu com sucesso o título em Royal Birkdale no ano seguinte e tornou-se o primeiro europeu a vencer dois majors seguidos quando lhe adicionou o US PGA Championship em 2008 em Oakland Hills algumas semanas depois. 

Harrington foi escolhido como o capitão da Europa 2020 da Ryder Cup por um painel de seleção de cinco pessoas, incluindo os três mais recentes capitães europeus da Ryder Cup – Bjørn, Clarke e McGinley – assim como o director-executivo do European Tour, Keith Pelley, e o representante do Comité de Torneios do European Tour, Edoardo Molinari. 

Harrington disse: “É uma enorme honra ser nomeado capitão da Ryder Cup e estou ansioso pelos próximos 20 meses enquanto trabalhamos tendo em mente Whistling Straits e a defesa do troféu.” 

“Eu joguei e estive envolvido com maravilhosos capitães europeus desde que fiz minha estreia na competição há 20 anos e gostaria de pensar que minha liderança será uma mistura de todos eles. Estou muito ansioso para assumir esse papel ”. 

O irlandês somou 10½ pontos nas seis participações na Ryder Cup.

Veja mais em www.golftattoo.com

Sugerir correcção
Comentar