Diário digital 7Margens dedicado ao fenómeno religioso é lançado esta segunda-feira

Jornal propõe olhar atento "à dimensão religiosa nas sociedades contemporâneas". Pretende "crescer com o tempo" e é dirigido por ex-jornalista do PÚBLICO.

Foto
Projecto apresenta-se como independente de quaisquer poderes, incluindo o religioso REUTERS/Stefano Rellandin

O diário digital 7Margens, um novo projecto que pretende "tratar todas as questões ligadas ao fenómeno religioso" é lançado nesta segunda-feira, disse à Lusa o director editorial, António Marujo.

O jornal começou a ser preparado em Setembro e pretende "tratar todas as questões do fenómeno religioso de forma mais ampla", não se limitando ao institucional. "A religião cruza-se com muitas dimensões da vida das pessoas", sublinha António Marujo.

O projecto surge do "empenho" de um grupo de profissionais, tendo em conta que o "fenómeno religioso tem uma presença muito marginal" nos meios de comunicação nacionais, adiantou o ex-jornalista do PÚBLICO. 

Este novo diário especializado "não tem a ver com instituições", mas antes "com experiências pessoais e de grupos", disse, referindo estudos que indicam que muitas pessoas "vivem a sua experiência religiosa à margem de grandes instituições".

O 7Margens é lançado na segunda-feira, às 07:07, ainda com uma "pequena equipa", de três pessoas e mais três a quatro colaboradores, mas espera "crescer com o tempo". O músico Pedro Abrunhosa é um dos temas de arranque do 7Mares, no âmbito de uma entrevista a propósito do novo disco, "onde ele fala do que é a espiritualidade, o papel da arte" ou ainda sobre a Bíblia, diz António Marujo. O projecto conta com informação, notícias, alertas, opinião e comentário sobre as mais diversas buscas espirituais.

Propriedade de uma associação cultural sem fins lucrativos, a Porta 18, "aspira a ser financiado exclusivamente pelos seus leitores/apoiantes, mas recorre também a donativos institucionais que publicita regularmente de modo a assegurar total transparência com aqueles que o visitam", de acordo com informação sobre o projecto. O 7Mares iniciou uma campanha de recolha de fundos onde propõe um contributo por pessoa ou família de 100 euros.

De acordo com o estatuto editorial, trata-se de um "projecto jornalístico de qualidade, atento à busca de sentido, à inquietação espiritual e à dimensão religiosa nas sociedades contemporâneas", e pratica "um jornalismo inspirado nas regras éticas e deontológicas das melhores práticas profissionais".

"Recusa a difusão de notícias sem confirmação, a culpa sem provas e noticiar sem ouvir as partes envolvidas. Não publica rumores, nem confunde notícia com opinião. Procura o contraditório e não sacrifica o rigor da notícia à pressa de a publicar", refere o estatuto.

Diz não ser confessional nem proselitista, sendo independente de quaisquer poderes, incluindo o religioso. "Não tem temas-tabu" e "valoriza o debate sobre o sentido do religioso e a dimensão espiritual na sociedade democrática, incluindo o ponto de vista ateu e agnóstico", salienta.

"Dedica especial atenção às artes e à cultura, à justiça social, à dignidade e aos direitos humanos, à ecologia e à paz, enquanto lugares de interrogação crítica da procura espiritual, das vivências religiosas e das próprias religiões", refere ainda o estatuto, acrescentando que "valoriza as notícias, mas também a entrevista, o testemunho, a reportagem, o debate, a opinião e a crítica cultural, prestando especial cuidado à contextualização dos acontecimentos, factos e processos que reporta".

Sugerir correcção
Comentar