Funcionarios da Huawei penalizados por usarem iPhones

Mensagens de bom ano foram deixadas na rede social Twitter com indicação de que estavam a ser publicadas a partir de um telemóvel da marca norte-americana. Empresa chinesa não perdoou.

Foto
Reuters/THOMAS PETER

A gigante chinesa das telecomunicações Huawei sancionou dois funcionários por terem utilizado um iPhone para desejar um bom ano novo numa publicação na conta oficial da rede social Twitter da empresa, noticiou um portal online chinês.

Numa nota interna, a Huawei informou que irá despromover um dos funcionários e reduzir o seu salário, enquanto o segundo não poderá ser promovido este ano.

Embora a publicação, que indicava "via Twitter para o iPhone", ter sido eliminada, não impediu a sua circulação nas redes sociais através de partilhas. O erro, como explica a nota interna da Huawei, ocorreu na empresa subsidiária de marketing Sapient.

Pelas explicações que entretanto se foram multiplicando, a equipa da empresa Sapient não terá conseguido ligar-se à rede privada VPN virtual - um mecanismo usado na China para contornar a censura cibernética que bloqueia páginas como Twitter, Facebook ou Google. Impedida essa ligação, os funcionários são obrigados a utilizar os seus telemóveis com recurso a um cartão SIM de Hong Kong, que lhes permite aceder a essas páginas bloqueadas em território chinês. E assim se ficou a saber que os funcionários usavam um dispositivo da concorrência. 

Sugerir correcção
Comentar