Num convite à meditação, plataforma oferece um videojogo por dia

A maioria dos jogos são simples e curtos – e só podem ser jogados no dia certo. Alguns pretendem motivar reflexões sobre temas como a morte e a sexualidade.

Foto
Não é uma barra de progresso. É Tempress, o jogo que inspirou Meditations

Um projecto de um criador independente de videojogos vai oferecer um jogo por dia ao longo de 2019. São jogos curtos, simples, às vezes experimentalistas e até pessoais, e sem qualquer texto. Só podem ser jogados durante um dia e os utilizadores não sabem quais os jogos que se seguem.

O projecto chama-se Meditations. Contrasta com as lojas de aplicações e plataformas online, nas quais há todo o género de jogos e onde o utilizador pode escolher o que quer que lhe apeteça num dado momento. O desenvolvimento foi encabeçado por Rami Ismail, que se identifica como "50% do estúdio de jogos indie Vlambeer".

O projecto compilou jogos criados por mais de 350 pessoas pessoas. Serão disponibilizados diariamente. Cada jogo é acompanhado de um texto que pretende servir de “meditação, distracção, lição ou inspiração para esse dia”.

O primeiro jogo foi Tempress, um puzzle minimalista, que pode ser jogado online e que motivou o projecto.

“Uma manhã no final de 2017, deparei-me com um jogo chamado Tempress. Era um jogo simples e minimalista de puzzle, e não deve ter demorado mais de cinco minutos do meu tempo a percebê-lo”, recorda Ismail, no site do projecto. “Saí do jogo impressionado tanto com o design inteligente do criador, tak, como com a sensação de ter jogado um jogo curto de manhã cedo.”

Meditations está disponível para computadores com Windows 7 ou mais recente, e para computadores Mac com sistema OSX a partir da versão 10.12. É preciso instalar um programa que descarrega os jogos mensalmente. De acordo com uma publicação de Ismail no Twitter, "vários milhares" de pessoas descarregaram o programa. 

Embora a lista de jogos não esteja disponível, há avisos para o que os utilizadores podem encontrar: “Uma vez que #meditations é um projecto que representa as vidas e experiências de um leque diverso de pessoas, os jogos podem representar coisas que podem ser chocantes ou desconfortáveis para alguns utilizadores.” O site nota que alguns jogos poderão ter avisos prévios, mas o projecto não garante que isso aconteça com todos. Entre os temas referidos estão a morte, depressão, ansiedade, violência e sexualidade.

O site especifica também que os jogos são frequentemente “pequenos, experimentais e minimalistas”, e que foram criados em “aproximadamente seis horas”. A maioria deverá ocupar cerca de cinco minutos ao utilizador, embora alguns sejam descritos como mais complicados. Se o jogador falhar um jogo, este só voltará a estar disponível no mesmo dia do ano seguinte.

A maioria dos jogos não terá texto. "Isto também ajudará a sustentar a minha crença pessoal de que, de certa forma, os jogos são uma linguagem global", explicou Ismail.

Sugerir correcção
Comentar