Sporting tem de vencer e isso pode não bastar

"Leões" deslocam-se este sábado ao terreno do Feirense, que precisa apenas de um empate para estar nas meias-finais da Taça da Liga. Estoril também espreita o primeiro lugar do Grupo D.

Foto
Marcel Keizer estreia-se na Taça da Liga LUSA/HUGO DELGADO

Depois de ter conquistado pela primeira vez a Taça da Liga na última temporada, o Sporting está a atravessar dificuldades inesperadas para alcançar, esta época, as meias-finais da prova. Tudo ficará decidido esta noite (SP-TV1, 19h45) em Santa Maria da Feira, frente ao Feirense, líder isolado do Grupo D, com o triunfo a ser a única opção para os “leões” seguirem em frente. E isso pode não bastar.

É verdade que os lisboetas dependem apenas de si próprios nesta última jornada, mas terão de estar atentos também ao Marítimo-Estoril, que decorrerá paralelamente na Madeira (SP-TV5, 19h45)​. A surpreendente vitória dos “canarinhos” no Estádio José Alvalade (1-2), na última ronda, deixou-os com possibilidades consistentes de também alcançarem o primeiro lugar.

Na realidade, Feirense, Sporting e Estoril até podem acabar esta fase de grupos todos em igualdade pontual, estando apenas o Marítimo fora destas contas. Para que tal aconteça, seria apenas necessário que “leões” e “canarinhos” vencessem os respectivos encontros. Entraria depois em acção a máquina de calcular.

Ou seja, os critérios de desempate estabelecidos nos regulamentos da competição. No primeiro impera a maior diferença entre golos marcados e sofridos e no segundo os golos apontados. Neste momento, o Feirense tem vantagem, com 5-3; seguido do Sporting, com 4-3, e com o Estoril a anular-se com um 3-3.

Um triunfo sportinguista pela margem mínima, por exemplo, permitiria ultrapassar a turma de Santa Maria da Feira, e vencer o agrupamento, desde que o Estoril não vencesse por uma diferença superior. E no caso de igualdade entre estes dois adversários, entraria em acção o derradeiro critério de desempate: quem tiver a menor média etária dos jogadores utilizados durante a fase de grupos por cada equipa.

É claro que uma vitória ou até um empate do Feirense nesta jornada final tornaria a contabilidade bem mais simples, com os “fogaceiros” a seguirem para a final a quatro da Taça da Liga, sem necessidade de recorrer aos critérios de desempate. Seja quem for que venha a marcar presença na fase seguinte, já tem agendado um confronto com o Sp. Braga, no Minho.

Sugerir correcção
Comentar