Livros: uma adolescente diz-nos o que mais gostou de ler este ano

Dizer que os jovens não lêem é uma generalização que não corresponde à verdade e ouvir a Leonor, 15 anos, prova isso na perfeição. Entre os livros que leu em 2018 destaca A Guerra”, de José Jorge Letria e ilustrado por André Letria. Forte e realista são adjectivos que usa para caracterizar esta obra que a deixou “mesmo impressionada”.

Histórias de Adormecer para Raparigas Rebeldes 2 foi outro dos livros de que mais gostou em 2018, depois de já ter lido o primeiro volume. O entusiasmo é justificado com o efeito que estes livros têm nela: “Também quero ser assim, uma mulher poderosa”, conta-nos.

Na sua lista inclui ainda o último volume de “O Diário de um Banana, coleccção que considera muito divertida e que já vai no décimo terceiro título publicado.

Um dos livros que mais a empolgou este ano foi, sem dúvida, Gravity Falls - Diário 3, com os seus mistérios e enigmas. De tal maneira que, enquanto o lia, até a família lhe ia perguntando pelos últimos desenvolvimentos e aventuras.

A terminar o ano leu As Piores Crianças do Mundo 2. “Foi super interessante, porque estava dividido em dez histórias diferentes”, recorda. Quanto aos livros que vai querer ler em 2019, diz que já tem a lista e vai pedir à avó – “é mais seguro”, remata com sentido de humor.

A Guerra, de José Jorge Letria e ilustrado por André Letria WOOK
Histórias de adormecer para raparigas rebeldes 2, de Elena Favilli e Francesca Cavallo WOOK
O diário de um banana 13, de Jeff Kinney WOOK
Gravity Falls - Diário 3 WOOK
As Piores Crianças do Mundo 2, de David Walliams WOOK
Fotogaleria
A Guerra, de José Jorge Letria e ilustrado por André Letria WOOK

Já fez a sua lista de livros para 2019?