Quando o portátil aprende (bem) a lição dos smartphones

Com a experiência mobile integrada no seu ADN tecnológico, o novo Matebook X Pro é para ver, tocar e escutar. Mas também partilhar.

Foto

O pequeno ecrã do smartphone mudou a forma como vemos o mundo – e, também, a forma como sentimos a tecnologia. Por isso, a vasta experiência mobile na bagagem permitiu à Huawei aproveitar o melhor dos telemóveis de última geração para afinar os sentidos do computador portátil. O resultado? O primeiro notebook com ecrã táctil fullview e resolução 3K do mundo – que é, simultaneamente, a estreia do segmento de portáteis da marca em Portugal.

Com um design exclusivo, processador Intel Core i7 de oitava geração e placa gráfica NVIDIA GeForce MX 150, esta é uma aposta arrojada da Huawei na sua estratégia de dispositivos conectados.

O ‘segredo’ deste Huawei Matebook X Pro está, precisamente, no esbater de fronteiras entre o smartphone e o computador. É uma nova definição de notebook embebida em tecnologia, mas na qual a experiência do utilizador ganha um indiscutível lugar de destaque. Tudo graças a quatro ensinamentos essenciais do mundo dos smartphones, que levam o modelo a uma nova etapa de inovação e design:

1. Uma visão sem limites

Com a aposta no monitor FullView display, a Huawei abraça a tendência herdada dos smartphones: uma imagem quase sem margem, num aproveitamento máximo do espaço. O Huawei Matebook X Pro é o primeiro notebook com FullView da marca, que reforça assim a experiência visual do utilizador num rácio ecrã-corpo de 91%.

Foto

No mundo dos smartphones, a maximização de espaço de ecrã no dispositivo é uma necessidade. Já no computador portátil, o FullView permite revolucionar o impacto da imagem, mostrando que ainda há mais para ver e explorar.

Além do espaço do ecrã, olhar para este Huawei Matebook X Pro é mergulhar numa experiência imersiva em alta definição. O ecrã LTPS 3K oferece uma resolução de 3.000 x 2.000, 260 PPI, 100% de escala de cores sRGB, 450 nits de brilho máximo e rácio de contraste de 1.500:1. O suficiente para elevar a fasquia de imagem – afinal, é o primeiro notebook com resolução 3K – e deixá-lo a olhar para o monitor sem pestanejar, não vá perder algum dos opulentos detalhes visuais.

2. O poder do toque

O segundo ensinamento trazido do mundo dos smartphones é simples: o toque ganha protagonismo na experiência do utilizador. Nesta era digital, o scroll é a nova forma de navegar pelo mundo. Portanto, é natural que, também no computador portátil, a visão se combine com o tacto para dar novas possibilidades de interacção.

A estreia mundial do FullView táctil no Huawei Matebook X Pro é sinónimo de um scroll sem esforço e de uma ampliação de imagens na ponta do dedo. A navegação torna-se mais precisa e intuitiva, muito graças aos 10 pontos tácteis no ecrã de 13,9 polegadas, feito com vidro Corning Gorilla ultrafino (num design de 14 mm de espessura). E, para que nada perturbe a experiência visual, o revestimento anti-impressão digital impede o rasto de dedadas entre o utilizador e o ecrã.

Foto

O poder do toque não fica por aqui. Tal como acontece nos smartphones da marca, desbloquear o equipamento com um simples toque do dedo passa também a ser uma realidade no notebook Huawei. No botão de energia One Touch é possível acordar o portátil com a impressão digital em 7.8 segundos.

3. Um som que envolve

Além de olhar, escute. É que este Huawei Matebook X Pro está mesmo a pedir para ser ouvido, com quatro colunas que garantem sons nítidos a partir de qualquer ângulo. Combinando colunas quad e uma configuração de frequência dividida, o notebook oferece woofers com graves profundos e ressonantes, assim como tweeters com agudos nítidos. Esta é uma experiência de som 3D única, apoiada no sistema Dolby Atmos.

Foto

A lição dos smartphones mostra-nos, no entanto, que é tão importante ouvir como ser ouvido. E, por isso, a acompanhar as quatro colunas, há também quatro pontos de recepção do som no microfone.

4. A partilha do mundo

O derradeiro ensinamento da tecnologia smartphone para o notebook é a forma como interagimos com o mundo: partilha, partilha e mais partilha. Porque não há tempo a perder, o Huawei Share é o reforço do Matebook X Pro para facilitar e acelerar a experiência partilhada. Este recurso permite-lhe partilhar fotos e arquivos por via wireless até 100 vezes mais rápido do que o Bluetooth, de forma segura. 

Foto

Agora que a lição dos smartphones está bem estudada, esperam-se mais novidades da Huawei para o segmento dos notebooks. A partir de 2019, a marca quer comercializar no mercado português as séries MateBook D e a Huawei Matebook E, um portátil híbrido. Mas, até lá, este Huawei Matebook X Pro merece ser visto, tocado, ouvido e partilhado ao detalhe.