Open da Austrália vai recorrer ao tie-break no quinto parcial a partir de 2019

A organização do torneio justifica novidade com a eventualidade de existirem reviravoltas nas partidas.

Foto
Roger Federer venceu o Open da Austrália de 2018 Reuters/Edgar Su

O Open da Austrália vai adoptar o formato de tie-break a partir de 2019, disputado à melhor de 10 pontos, caso seja necessário recorrer ao quinto e decisivo set, anunciou esta sexta-feira a organização da prova.

"Optámos pelo formato de tie-break, à melhor de 10 pontos, após empate 6-6 no último set, para assegurar que os adeptos têm um final de encontro emocionante para estes confrontos habitualmente épicos", justificaram os responsáveis da primeira prova do Grand Slam de 2019, que começa a disputar-se em 14 de Janeiro.

Com a decisão dos organizadores do Open da Austrália, a prova francesa de Roland Garros permanece como o único major que ainda não recorre ao tie-break no quinto e último parcial, ainda que existam diferenças no modelo escolhido por cada um dos quatro torneios do Grand Slam, com os Estados Unidos a assumirem o sistema "tradicional" de desempate, à melhor de sete pontos.

O torneio de Wimbledon, disputado em piso de relva, anunciou em Outubro o recurso ao tie-break no quinto parcial, mas apenas quando os dois tenistas atingirem a igualdade a 12 jogos, o dobro do formato habitual, que é utilizado na prova nova-iorquina e passará a ser a partir do próximo ano na Austrália.

"Um tie-break mais longo favorecerá uma eventual reviravolta no encontro. Este tipo de desempate [à melhor de 10 pontos] também contribuirá para minorar a influência que o serviço tem em tie-breaks mais curtos", observaram os organizadores do Open australiano.

Sugerir correcção
Comentar