Associação Anda&Fala tem cinco mil euros para apoiar artistas nos Açores

Associação cultural lançou o programa PARES em que vai dar cinco mil euros a "artistas e agentes sediados nos Açores". Candidaturas terminam a 1 de Fevereiro.

Foto
Unsplash

A associação Anda&Fala anunciou o lançamento do PARES - Programa de Apoio à Actividade Artística nos Açores, iniciativa que irá atribuir bolsas de financiamento e promover actividades de criação artística, apresentação e circulação de artistas e projectos.

A associação cultural alocou cinco mil euros do seu orçamento anual para o programa, que tem como objectivo apoiar "artistas e agentes sediados nos Açores e está também aberto a pessoas oriundas de outras geografias que elejam o arquipélago para desenvolver os seus projectos", esclarece a associação, em nota enviada à imprensa.

A primeira fase de candidaturas decorre até dia 1 de Fevereiro de 2019 e destina-se a actividades a serem concretizadas até 31 de Agosto, seguindo-se uma segunda fase, que termina em 2 de Agosto, para os projectos que possam ser desenvolvidos até 31 de Janeiro de 2020.

"O programa PARES está aberto a candidaturas em todas as áreas de expressão artística contemporânea - artes visuais, artes performativas, música, literatura e cinema, desde que envolvam actividades nos âmbitos da criação, apresentação e circulação, dentro ou fora da região dos Açores", sublinha a associação.

As candidaturas serão avaliadas por um júri de cinco elementos, dois da associação Anda&Fala e três convidados, "pessoas de reconhecido mérito na área da cultura".

E prossegue a nota: "O programa atribui bolsas de micro financiamento, com um valor mínimo de 250 euros e máximo de 750 euros por candidatura, prevendo distribuir o total de cinco mil euros anuais por até 20 actores ou agentes artísticos, cuja escala de actuação não lhes permite aceder a outros apoios ou fontes de financiamento, mas cujo trabalho é fundamental para potenciar a actividade artística e garantir a sustentabilidade do ecossistema cultural açoriano".

A Anda&Fala — Associação Cultural é uma organização sem fins lucrativos, fundada em 2011, e promove projectos como o Walk&Talk - Festival de Artes e programa anual de residências, o seminário Periférica - Brainstorming Culture and Geographies e a RARA - Residência de Artesanato da Região dos Açores. O regulamento do Programa PARES 2019 pode ser consultado online, no site do festival Walk&Talk.

Sugerir correcção
Comentar