Confrontos entre etnias na RD Congo fazem mais de 100 mortos

Violência pode intensificar-se nos próximos dias, antes das eleições gerais no país.

Foto
As eleições gerais, marcadas para domingo, estão a gerar cenas de violência LUSA/STEFAN KLEINOWITZ

Mais de 100 pessoas morreram nos últimos confrontos entre grupos étnicos rivais no Nordeste da República Democrática do Congo. Os combates na província de Mai-Ndombe são os mais violentos dos últimos anos na região.

A mais recente onda de violência entre os Batende e os Banunu iniciou-se domingo e prolongou-se pela semana, a poucos dias das eleições gerais no país.

Os confrontos começaram por causa da disputa sobre o local onde um chefe dos Banunu foi sepultado, disse à agência Reuters o activista Jules Bango, da cidade de Yumbi, nas margens do rio Congo.

"Hoje, identificámos quase 120 mortes, e há 71 pessoas feridas no hospital", disse Bango à Reuters. Muitos dos feridos fugiram aos confrontos através do rio, em direcção ao vizinho Congo.

Outro activista local, que falou à Reuters sob a condição de anonimato, disse que o balanço de vítimas mortais pode aumentar para 150.

Nas eleições de domingo, os líderes Batende apoiam a coligação no Governo e os líderes Banunu apoiam os candidatos da oposição, o que contribuiu para fazer crescer a tensão na província.

Sugerir correcção
Comentar