Portuguesa condenada a cinco anos de prisão por pertencer a grupo neonazi

Claudia Patatas é mãe de uma criança de pouco mais de 12 meses, a quem deu Adolf como segundo nome, devido à admiração por Hitler.

Foto
Reuters/GO NAKAMURA

Uma portuguesa de 38 anos foi condenada nesta terça-feira a cinco anos de prisão por um juiz de Birmingham por pertencer a uma organização neonazi proibida no Reino Unido.

Claudia Patatas, até agora em liberdade condicional, mas com pulseira electrónica, vai ter a sentença reduzida em metade dos 166 dias que esteve sob aquela medida de coacção, informou fonte do tribunal à agência Lusa.

O companheiro britânico, Adam Thomas, foi condenado a seis anos e meio de prisão pelo crime de pertencer ao grupo Acção Nacional, e mais dois anos e meio pela posse de um documento com instruções para construir explosivos, sentenças que serão cumpridas em simultâneo.

No total, seis pessoas foram condenadas a penas de prisão por pertencer a este grupo, ilegalizado em 2016 - foi a primeira formação de extrema-direita proibida no Reino Unido desde a II Guerra Mundial. O que levou o Estado britânico a tomar esta medida foi o facto de, logo a seguir ao homicídio da deputada Jo Cox, em 2016, ter surgido numa conta oficial do Twitter da Acção Nacional um post que dizia: "Só faltam 649 deputados. #WhiteJihad". O Governo britânico considerou que o grupo estava "envolvido em terrorismo".

O assassino, Thomas Mair, gritou pelo menos duas vezes “Britain First!” (ou “Grã-Bretanha primeiro!”), antes de atacar a deputada trabalhista. Além de um slogan político repetido na campanha do referendo sobre o "Brexit", Britain First é também o nome de uma organização política de extrema-direita – e que num comunicado se demarcou das acções de Mair.

Biscoitos de suástica

Ao ler a sentença, o juiz Melbourne Inman referiu a "longa história de convicções racistas violentas" de ambos e, dirigindo-se à portuguesa em particular, disse: "Você foi tão radical quanto Thomas, tanto nas suas opiniões como nas suas acções".

O casal é pai de uma criança de pouco mais de 12 meses, ao qual deram "Adolf" como segundo nome devido à admiração por Hitler, demonstrada pela abundância de referências ao partido nazi alemão, desde almofadas no sofá com suásticas a um cortador de massa de biscoitos em forma de suástica.

"Vocês agiram em conjunto em tudo o que pensaram, diziam e fizeram, desde o nome dado ao vosso filho até às fotos perturbadoras do seu filho cercado de símbolos do nazismo e do Ku Klux Klan", acrescentou o magistrado.

A sentença é o culminar de um processo com perto de um ano, que começou com a detenção de Patatas em Janeiro, juntamente com os outros cinco cinco homens britânicos da Acção Nacional.

Foto
O casal Cláudia Patatas e Adam Thomas com o filho, com uma bandeira nazi West Midlands Police

O procurador público, Barnaby Jameson, descreveu o casal como sendo membros activos do grupo, que chegaram a ser expulsos de pelo menos uma conversa com outros elementos da extrema-direita numa aplicação de telemóvel encriptada, devido à violência da sua linguagem. 

"Ela advogou a morte de todos os judeus e afirmou-se, juntamente com Thomas, como alguém que seria capaz de matar uma criança de raça mista", descreveu o procurador, numa audiência para preparar a sentença, na semana passada.

A portuguesa é considerada uma simpatizante de ideologia neonazi há muito tempo, incluindo quando ainda vivia em Portugal, onde fazia parte de um grupo que celebrava o aniversário de Adolf Hitler, admitiu durante o julgamento.

O procurador acusou Patatas de ter "deixado a casa tornar-se num arsenal" para o companheiro Adam Thomas guardar armas como bestas, facas e punhais, alguns dos quais encontravam-se no quarto onde dormiam com o filho recém-nascido.

Patatas deu à luz em meados de Novembro de 2017 e foi fotografada poucas semanas mais tarde a segurar o bebé ao lado de Thomas enquanto este segurava uma bandeira com a suástica nazi.

Noutra fotografia, que Patatas terá tirado, Thomas, vestido com trajes iguais aos do Ku Klux Klan, segura o filho ao colo.

Esta terça-feira foram também lidas as sentenças de Darren Fletcher, de 28 anos Nathan Pryke, 27, Joel Wilmore, 24, e Daniel Bogunovic, 27, que foram condenados a penas entre cinco e seis anos e cinco meses de prisão por serem membros proeminentes do grupo neonazi.

O grupo Acção nacional, disse o juiz, tinha como objectivos "derrubar a democracia" no país recorrendo à violência e ao homicídio, "e à imposição de um estado de estilo nazi que erradicaria sectores inteiros da sociedade com violência e homicídio em massa".

Sugerir correcção
Ler 5 comentários