“Somos pagos para ter opinião. Andar à roda é uma cobardia”

Miguel Sousa Tavares passou de jornalista para comentador e agora está numa zona intermédia, onde conjuga as duas funções. Olha com desconfiança para Rui Rio e admite que Marcelo, se se candidatasse hoje, precisasse de mais ajuda para ser eleito do que apenas da TV.

Foto
Miguel Sousa Tavares na TVI NUNO FERREIRA SANTOS

Contesta as redes sociais, mas elas não são o melhor meio de chegar aos mais novos?
Todos os anos, as televisões generalistas perdem 200 a 300 mil espectadores para as redes sociais. A nova geração não vê TV. Temos que pensar como podemos ir buscá-la, como podemos segurá-la, se é que algum dia vamos conseguir. Ao mesmo tempo, tenho que ter respeito por aqueles que se foram embora e perceber que tipo de informação precisam; não o que gostam, mas do que precisam.

Explicando o porquê das notícias?
Sim, porque aconteceu e as consequências. Tentar dar-lhes uma visão mais vasta do mundo. Não basta cada um fechar-se no seu casulo, ter as aplicações no telemóvel, ser informado apenas pelas redes sociais, e estar convencido que está informado - porque não está.

Dar cultura geral informativa?
Exacto. Nunca tantos souberam tão pouco sobre tantas coisas. Os miúdos estão sempre com os telemóveis a apitar com alertas de notícias e eles só vêem os títulos do que lhes interessa, não lêem um artigo desenvolvido sobre qualquer assunto.

O primado das redes sociais e as fake news não são também culpa da comunicação social?
É dificil dizer que a comunicação social esteja a contribuir para isso. Julgo é que as fake news e o populismo são uma consequência directa da informação se ter deslocado para as redes sociais, que é uma fonte de informação sem escrutínio, irresponsabilizável, um campo aberto para se publicar o que se quiser, incluindo mentiras. No Brasil, 70% da informação vem das redes sociais, e o que me espantou foi saber que hoje 65% dos portugueses também têm informação a partir das redes sociais. Isso é que é brutal!

Há um excesso de políticos a comentar na TV em detrimento da sociedade civil?
Com certeza que há. Uma coisa é o espaço de debate político bem marcado, que deve existir. Outra são os políticos comentaristas, que me parece uma cena portuguesa, um exagero: há na TV políticos no activo, outros na reserva e outros ainda à espera de dar o salto. Faz falta mais espaço civil, encontrar pessoas diferentes, do mundo empresarial, por exemplo.

Um bom comentador é aquele que dá a sua opinião mas também apresenta as várias versões e faz o público pensar?
Não, isso era o que fazia o Marcelo, que fugia a ter opinião. ‘Este pensa isto, este pensa aquilo, este pensa aqueloutro; pode ser por aqui, por ali, por além.’ O bom comentador é aquele que explica os factos e o contexto e vinca a sua opinião, mas também deixa margem para que os outros o contestem. Um bom articulista e comentador tem que ter a sua opinião. Nós somos pagos para ter opinião. Andar à roda e no fim fugir, por muito controversa que possa ser a opinião sobre um assunto, é uma cobardia, uma hipocrisia mesmo.

Marcelo passou de comentador a Presidente. É a prova do poder que a TV ainda tem?
É difícil dizer. Acho que ele chegou lá por mérito próprio, embora precisasse de uma tribuna que revelasse os seus atributos e a TV foi uma boa para isso. Há três anos, a TV ainda servia para eleger, amanhã não chegaria, tinha que ser uma rede social. Marcelo teria que estar no Facebook ou no Twitter como Trump. Bolsonaro não é eleito pela TV, é o primeiro Presidente brasileiro que despreza as televisões por completo e é eleito através das redes sociais.

A comunicação social tem ajudado a dinamitar o PSD como diz Rui Rio?
Não, de todo. Conheço muito mal Rui Rio mas um dia fiz uma conferência com ele sobre jornalismo e política. Ouvi-o falar e fiquei siderado. Percebi é um defensor da censura. Deixem-no à solta e é um censor. Ele não entende o que é a liberdade de imprensa e por isso vai ter sempre um conflito com a imprensa.

Isso prejudica um partido do arco da governação.
É péssimo. É um caminho suicidário. E até acho que a imprensa é muito branda com ele porque percebe que ele nunca chegará ao poder. Se quisesse exterminá-lo já o teria feito. 

Também é branda com António Costa?
Acho que a imprensa lhe acha alguma graça. Como eu acho: é um notável malabarista da política. António Costa herdou coisas complicadas e a de Sócrates é a mais complicada de todas: suceder a um líder que está na prisão é uma coisa difícil.

A imprensa lidou bem com o processo Sócrates?
Na fase da investigação, a imprensa lidou muito mal. Independentemente de ele ser culpado ou inocente, atropelaram-se todas as regras da investigação, aceitaram-se como normais as sistemáticas violações do segredo de justiça.

Sugerir correcção
Ler 3 comentários