A política de falar

Para este fim-de-semana vou recomendar o meu podcast favorito para compreender a política na perspectiva britânica. Chama-se Talking Politics, dura uma hora e sai às quintas-feiras.

Para este fim-de-semana vou recomendar o meu podcast favorito para compreender a política na perspectiva britânica. Chama-se Talking Politics, dura uma hora e sai às quintas-feiras. Vai já na 130.ª edição e é apresentado por David Runciman e Helen Thompson, ambos do departamento de política e estudos internacionais da Universidade de Cambridge.

O podcast desta semana chama-se The Fate of Theresa May mas, apesar de conter uma discussão dos acontecimentos mais recentes, vai muito mais longe na análise política, comentando, por exemplo, a vitória da Irlanda na questão da fronteira com a Irlanda do Norte.

A conversa entre Runciman e Thompson é aquela que acontece entre académicos que lêem os jornais e que querem mais saber porque é que as coisas acontecem do que especular sobre o que é que acontecer a seguir - embora também façam isso, porque é irresistível.

São dois filósofos políticos cultos, inteligentes e curiosos a discutir a política comezinha e quotidiana à luz dos grandes e eternos debates da filosofia política.

Para ter uma ideia da gama de referências sugiro que ouça o podcast 129, intitulado Democracy For Young People em que Runciman lembra as objecções à democracia na Atenas de Sócrates (que daria o poder aos jovens, aos pobres e aos ignorantes) e compara-as com as reacções aos chamados populismos de agora. Não é um spoiler inesperado: quem se trama são os jovens e quem a leva boa são os velhos.

Runciman fala com calma, sem condescendência ou cassete, num inglês tão excelente como ele.

Sugerir correcção
Comentar