Mick Mulvaney é o novo chefe de gabinete de Trump

Responsável por assuntos orçamentais da Administração Trump ocupa o lugar de John Kelly, o general que bateu com a porta após uma sucessão de desentendimentos com o Presidente dos EUA.

Foto
LUSA/JIM LO SCALZO

O Presidente norte-americano Donald Trump nomeou nesta sexta-feira Mick Mulvaney para o cargo de chefe de gabinete da Casa Branca. Mulvaney era até aqui director do gabinete de Gestão e Orçamento.

“Tenho o prazer de anunciar que Mick Mulvaney, director do gabinete de Gestão e Orçamento, será nomeado chefe de gabinete da Casa Branca, substituindo o general John Kelly, que serviu o nosso país com distinção”, escreveu Trump na rede social Twitter.

Mulvaney era ainda, a título interino, director do gabinete de Protecção Financeira do Consumidor.

A 8 de Dezembro, John Kelly, general da Marinha na reserva, abandonou o cargo de chefe de gabinete de Trump depois de a relação com o Presidente se ter deteriorado ao ponto de terem deixado de se falar.

Um dos nomes mais falados para ocupar o lugar era o de Nick Ayers, actual chefe de gabinete do vice-presidente Mike Pence, que acabaria por anunciar a sua saída da Casa Branca até ao final do mês. Já esta sexta-feira, o governador de Nova Jersey, Chris Christie, anunciou não estar disponível para chefiar o gabinete de Trump, depois de o seu nome também ter sido apontado para o cargo.