Detidas quatro pessoas "próximas" do suspeito do ataque em Estrasburgo

Procuradoria de Paris fala em terrorismo, ministro do Interior aconselha cautela quanto à motivação do ataque que matou duas pessoas e deixou 12 feridas, uma em estado de morte cerebral.

Foto
O mercado de Natal de Estrasburgo, fechado e fortemente policiado PATRICK SEEGER/EPA

Quatro pessoas "próximas" do suspeito do ataque no mercado de Natal, em Estrasburgo, identificado como Chérif C., de 29 anos, foram detidas preventivamente, anunciou nesta quarta-feira o procurador de Paris, Rémy Heitz.

"As detenções continuam em curso", disse o chefe do departamento antiterrorista do Ministério Público, numa altura em que decorre uma operação policial para localizar o homem, que, na terça-feira, disparou sobre várias pessoas, matando três pessoas e ferindo 14 (uma em estado de morte cerebral).

Este responsável disse que está em aberto a possibilidade de ter havido motivação terrorista — várias testemunhas disseram ter ouvido o suspeito gritar "Allahu Akbar" (Deus é grande, em árabe) antes de disparar.

"Tendo em conta o local, o modo de operar, o perfil e testemunhos recolhidos junto de pessoas, o departamento antiterrorista do MP de Paris tomou conta da investigação", disse.

Para já, o Ministério Público francês abriu uma investigação por homicídio e tentativa de homicídio relacionada com uma organização terrorista, assim como por associação terrorista.

Prudência na atribuição do motivo do ataque

O suspeito foi identificado como Chérif C., nascido em Estrasburgo em 1989, e estava referenciado pelos serviços secretos franceses desde 2016 por suspeita de radicalização, mas até ao momento, e de acordo com o perfil que o jornal Le Monde fez, não há referência sobre que tipo de radicalização.

O jornal diz que a atenção dos serviços secretos e policiais se deveu à crescente violência dos seus crimes, 27 ao todo, entre roubos e actos descritos como de violência, e à quantidade destes. Em França esteve preso entre 2013 e 2016, e em 2016 esteve preso na Alemanha por roubo. As autoridades referem que na prisão poderá ter radicalizado a sua prática religiosa.

Por outro lado, numa entrevista a uma estação de rádio, o secretário de Estado do Interior, Laurent Nunez, pediu cautela sobre os motivos do ataque. Explicou que a "radicalização" do suspeito "nunca foi conhecida por delitos ligados a terrorismo" e desmentiu uma informação posta a circular de que Chérif C. fez uma passagem pela Síria.

Na entrevista, o secretário de Estado pediu prudência na atribuição de um motivo para o ataque.

As forças de segurança montaram uma operação de caça ao homem para tentar deter o autor do ataque, que ficou ferido numa troca de tiros com um soldado antes de se pôr em fuga.

O Governo francês elevou o nível de alerta no país para “emergência por atentado”, com um reforço de controlo nas fronteiras, aumento de segurança nos mercados de Natal e mobilizando meios de combate antiterrorismo.

A cidade de Estrasburgo, localizada no nordeste da França, junto à fronteira com a Alemanha, acolhe a sede do Parlamento Europeu, recebendo sessões plenárias uma vez por mês.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários