Infarmed manda retirar lotes de medicamento para hipertensão

Foram detectados valores de impurezas fora do limite admissível, alerta a Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde.

Foto
DR

A Autoridade Nacional do Medicamento determinou a retirada do mercado de vários lotes de medicamentos contendo a substância activa valsartan, usada no tratamento da tensão arterial elevada, produzidos pelos fabricantes AIM Teva e Mylan.

Numa nota disponibilizada nesta segunda-feira no site do Infarmed, suspende-se imediatamente a comercialização de vários lotes de medicamentos produzidos com a substância activa valsartan pelos laboratórios Mylan e AIM Teva "na sequência da detecção de valores de impurezas de NDEA (N-nitrosodimetilamina) fora do limite admissível".

O Infarmed recomenda aos doentes que estejam na posse daqueles lotes de medicamento que solicitem a sua substituição por um lote de medicamento não afectado nos locais onde foram adquiridos, mesmo que as embalagens já tenham sido utilizadas.

"As entidades que possuam embalagens pertencentes a estes lotes em stock não as podem vender, dispensar ou administrar, devendo proceder à sua devolução", esclarece o Infarmed na nota.

A Autoridade do Medicamento esclarece ainda que existem outros medicamentos contendo valsartan, isolado ou em associação, que não serão recolhidos. Há, também, outros medicamentos disponíveis para as mesmas indicações que constituem alternativas terapêuticas.

Em Julho passado, o Infarmed anunciou a suspensão imediata da comercialização de lotes de medicamentos com a substância activa valsartan, produzidos pelo fabricante chinês Zhejiang Huahai Pharmaceuticals por ter sido identificada uma impureza.

Sugerir correcção
Ler 3 comentários