António Lobo Antunes apresenta José Cardoso Pires e o Leitor Desassossegado

Será na próxima segunda-feira, no Palácio Galveias, em Lisboa.

Foto
Espólio do escritor José Cardoso Pires PEDRO CUNHA / PUBLICO

O escritor António Lobo Antunes e a investigadora Maria Fernanda Abreu vão apresentar, na segunda-feira, no Palácio Galveias, em Lisboa, o ensaio José Cardoso Pires e o Leitor Desassossegado, de Marco Neves.

Nesta obra, o autor demonstra que a bibliografia de José Cardoso Pires não contém ingredientes de policiais “à americana”, e que, nos títulos do escritor português de O Delfim e Balada da Praia dos Cães, o leitor “é convidado a entrar na investigação”.

“Quando de lá saímos, percebemos que nos tornámos cúmplices do próprio crime – tudo não passou de um saboroso e sofisticado jogo literário que o autor usou para caçar e desassossegar o leitor”, lê-se no ensaio de Marco Neves, que é também blogger e professor da Universidade Nova de Lisboa.

“Ao longo das 176 páginas, o autor calçou as luvas, pegou no bisturi e dissecou as particulares estratégias de rapto literário que, ao longo de várias gerações, têm desassossegado os leitores de José Cardoso Pires”, escreve a editora Guerra e Paz, sobre a obra.

Neste ensaio, Marco Neves desvela ainda alguns dos segredos dos “policiais à portuguesa” de José Cardoso Pires.“O herói apaixona-se pela vilã, mas nada acontece, a conspiração derrota-se a si mesma, os veículos de fuga vão deixando pedaços pelo caminho, todos se atrapalham, num nervoso de teatro de província tentando representar, com poucos meios, uma peça estrangeira muito conhecida.” Estes são, segundo o autor do ensaio, alguns dos segredos das obras do autor de Dinossauro Excelentíssimo.

O lançamento deste ensaio de Marco Neves encerra o programa de homenagens a José Cardoso Pires, promovido pela Câmara Municipal de Lisboa, com a editora Relógio d'Água, ao longo dos últimos dois meses, no ano em que passam 20 anos sobre a morte do autor de Balada da Praia dos Cães.

O programa passou pelas bibliotecas municipais Palácio Galveias, Hemeroteca e Camões, uma exposição de fotografias de Eduardo Gageiro, a exibição de filmes dedicados ao escritor e à sua obra, entre os quais Fotogramas Soltos das Lisboas de Cardoso Pires, a partir de Lisboa, Livro de Bordo, a apresentação da revista Almanaque em formato digital, concebida por José Cardoso Pires.

O programa incluiu ainda itinerários literários no Bairro de Alvalade, onde o escritor viveu durante um período importante da sua vida.

O Hóspede de Job, O Anjo Ancorado, O Render dos Heróis, Alexandra Alpha, A Cavalo no Diabo, De Profundis, Valsa Lenta são títulos que se destacam na obra de José Cardoso Pires.

O escritor nasceu no lugar do Peso, freguesia de Vila de Rei, concelho de Castelo Branco, em 2 de Outubro de 1925. Morreu em Lisboa, em 26 de Outubro de 1998.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários