Um cut de valor acrescentado para Figueiredo

Eagle no 17 garante presença na fase final do South African Open; ficam em prova 70 dos 240 jogadores iniciais

Foto
Pedro Figueiredo: para já, dois torneios e dois cuts feitos como Membro do European Tour © FILIPE GUERRA

Eliminados Filipe Lima e Stephen Ferreira, Pedro Figueiredo foi o único português a seguir em frente para o fim-de-semana no South African Open, nos campos Firethorn e Bushwillow (ambos de Par 71) do Randpark Golf Club, em Joanesburgo.

Ainda que mesmo no limite, é um cut de valor acrescentado para “Figgy”, já o que field da prova – e é por isso que se joga em dois percursos – ultrapassa em muito o número de referência habitual, que pode ser situado em 156 participantes.

Na maior cidade sul-africana estiveram à partida 240 jogadores, apurando-se para a fase final os 70 primeiros e empatados, que nesta sexta-feira foram mesmo só 70, já que houve 14 jogadores no 57.º lugar, todos com 140 (-2), entre eles Pedro Figueiredo, aqui a jogar o seu segundo torneio como Membro do European Tour, na sequência do 23.º lugar empatado no último domingo no Afrasia Bank Mauritius Open.

Ontem, após uma volta inaugural de 67 (-4) no Bushwillow, o atleta do Sport Lisboa e Benfica estava nos 17.ºs, a uma pancada dos nove jogadores que partilhavam o 8.º lugar. Hoje jogou no mais difícil Firethorn e marcou 73 (+1), caindo 39 posições na tabela.

O ponto alto da segunda volta foi o eagle salvador no 17. Com dois birdies e um bogey, fizera -1 no primeiros nove buracos; porém, fez quatro bogeys e um duplo bogey contra apenas um birdie entre os buracos 10 e 16, perdendo assim cinco pancadas para o Par, para logo recuperar duas ao assinalar um 3 no penúltimo e depois fechar com par.

Filipe Lima registou uma significativa subida de 57 lugares ao marcar hoje 69 (-2) no Bushwillow (72 ontem no Firethorn, pelo que somou 141, -1), terminando a prova prematuramente nos 71.ºs, a uma pancada do apuramento. Já Stephen Ferreira caiu 28 posições para os 101.ºs., com 143 (70-73), +1.

O sul-africano Charl Schwartzel, vencedor do Masters de 2011, marcou 63 no Bushwillos e é o novo líder com 130 (-12), Madalitso Muthiya manteve o segundo lugar mas agora está isolado com 131 (63-68) ) e no terceiro lugar, com 132, está o anterior comandante, o também sul-africano Louis Ooshtuizen (62-70), da África do Sul, empatado com  o compatriota Zander Lombard (64-68) e o norte-americano Kurt Kitayama, vencedor na última semana nas Maurícias.

O resto da prova realiza-se apenas no Firethorn, com Figueiredo a sair pelas 9h30 locais do buraco 10, num grupo com o francês Gregory Bourdy e o australiano David Gleeson.

 

Veja mais em www.golftattoo.com

Sugerir correcção
Comentar