Há dois novos concursos para jovens agricultores

Governo tem cinco milhões de euros para apoiar jovens agricultores na área da vinicultura. Candidaturas estão abertas até 31 de Dezembro

Foto
Mario Lopes Pereira

O Governo abriu dois concursos para jovens agricultores no sector da vinicultura, num montante global de cinco milhões de euros, financiado pelo Programa de Desenvolvimento Rural (PDR) 2020.

"Este montante tem como objectivo apoiar a renovação e o rejuvenescimento das empresas agrícolas, aumentar a atractividade do sector agrícola para os jovens e contribuir para a dinamização económica e reorganização do sector da vinha", disse, em comunicado, o Ministério da Agricultura. Por outro lado, o valor em causa pretende "reforçar a viabilidade das explorações agrícolas, promovendo a inovação e a formação, e apoiar a instalação de novas plantações de vinhas".

O primeiro concurso Jovens Agricultores, no valor de um milhão de euros, tem como objectivo "apoiar a primeira instalação de jovens no sector da viticultura". Já o segundo concurso, Investimento de Jovens Agricultores na Exploração Agrícola, dotado com quatro milhões de euros, destina-se a apoiar investimentos em explorações agrícolas, cujo valor seja superior a 25 mil euros.

"Este tipo de apoio dá continuidade à política do Governo no sentido de prosseguir o rejuvenescimento do tecido agrícola, dando aos jovens a oportunidade de se instalarem no sector vitícola, com prioridade para o interior do país", disse, em comunicado, o secretário de Estado da Agricultura e Alimentação, Luís Medeiros Vieira.

Os jovens agricultores podem candidatar-se a ambos os concursos. As candidaturas podem ser apresentadas até 31 de Dezembro, através do portal Portugal 2020 ou da página do PDR 2020.

Sugerir correcção
Comentar