Programa Troca de Seringas distribuiu mais de 57 milhões de seringas em 25 anos

Programa resultou de uma parceria entre o Ministério da Saúde e a Associação Nacional das Farmácias, em 1993. Novos casos de infecções por VIH em utilizadores de drogas injectáveis desceu substancialmente nos últimos ano.

Foto
Nuno Ferreira Santos

Mais de 57 milhões de seringas e cerca de 30 milhões de preservativos foram distribuídos nos últimos 25 anos em Portugal no âmbito do Programa Troca de Seringas, segundo dados divulgados hoje pela Direcção-geral de Saúde (DGS).

"Entre Outubro de 1993 e Setembro de 2018, foram distribuídas 57.488.517 agulhas e seringas e 30.396.489 preservativos masculinos", adiantam os dados divulgados a propósito dos 25 anos do programa, que vão ser celebrados na quarta-feira numa cerimónia em Lisboa, promovida pela DGS.

O Programa Troca de Seringas Diz Não a Uma Seringa em Segunda Mão resultou de uma parceria entre o Ministério da Saúde e a Associação Nacional das Farmácias, em 1993, e visa prevenir a transmissão do Vírus da Imunodeficiência Humana (VIH) e outras infecções transmitidas por via sanguínea entre pessoas que utilizam drogas injectáveis.

O objectivo é "evitar a partilha de agulhas, seringas e outros materiais de consumo, promover comportamentos sexuais seguros, através da utilização consistente do preservativo masculino, diminuir o tempo de retenção de seringas usadas pelos utilizadores e evitar o abandono de seringas e agulhas utilizadas na via pública", refere a DGS.

A Direcção-geral da Saúde lembra que "Portugal é mundialmente reconhecido como um exemplo de boas práticas na adopção de políticas de abordagem aos comportamentos aditivos e dependências". Além do Programa Troca de Seringas, são exemplo disso a descriminalização do uso de substâncias ilícitas e os Programas de Substituição Opiácea.

Redução de casos

"Todos estes programas têm repercussões importantes, como a significativa redução verificada nos últimos anos no número de novos casos de infecção por VIH diagnosticados entre as Pessoas que Utilizam Drogas Injectáveis, de 57,3% em 1998 para 1,8% em 2017", salienta a DGS.

A importância destes programas para a diminuição dos novos casos de infecção por VIH é assinalada no relatório Infecção VIH e sida relativo a 2017, do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge. "Ao contrário do verificado noutros países, em Portugal não houve desinvestimento na prevenção da infecção por VIH relacionada com o consumo de drogas, e as estratégias nacionais têm vindo a ser adaptadas às características dos utilizadores de drogas e aos tipos de consumo actuais", refere o relatório.

Na última década, verificou-se uma redução de 90% no número de casos de infecção por VIH e de sida em utilizadores de drogas, "o que comprova a eficácia das medidas e estratégias adoptadas", salienta.

O documento afirma que esta redução decorre de "uma estratégia nacional que se revelou de sucesso e que incluiu a implementação de programas de redução de riscos e minimização de danos, entre os quais a troca de seringas, os programas de baixo limiar de substituição opiácea, a política de descriminalização do consumo de drogas, bem como o rastreio de doenças infecciosas e subsequente referenciação aos cuidados de saúde".

Sugerir correcção
Comentar