Prémio Inovação em Saúde: a melhor ideia pode valer 35 mil euros

Candidaturas para a 2.ª edição do Prémio Inovação em Saúde, promovido pelo i3S e a Hovione Capital, já estão abertas.

Foto
Unsplash

Já estão abertas as candidaturas para a 2.ª edição do Prémio Inovação, uma iniciativa do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde (i3S) da Universidade do Porto que pretende "dar visibilidade às tecnologias nacionais na área da saúde".

"Esta é uma tentativa de elevar algum padrão e promover as tecnologias na área da saúde em Portugal. Este prémio é um veículo para colocarmos as tecnologias portuguesas no mapa internacional", adiantou à Lusa João Cortez, responsável pela iniciativa do i3S da Universidade do Porto.

A 2.ª edição do Prémio Inovação em Saúde, que junta o i3S e a Hovione Capital, visa assim distinguir "ideias inovadoras" e incentivar a criação de startups [empresa de base tecnologia em fase de desenvolvimento] relacionadas com novos dispositivos médicos, sistemas de diagnóstico e tecnologias de monitorização do estado de saúde. "Esta plataforma é também uma forma de conseguirmos apoiar ideias que já tenham alguma prova de conceito e assim, alavancar estas tecnologias. Neste evento podem concorrer startups, mas também investigadores que nem sequer têm uma empresa formada", frisou.

João Cortez revelou à Lusa que vão ser seleccionados oito projectos, sendo que o "grande vencedor" vai receber um prémio no valor de 35 mil euros e aos restantes projectos podem ser atribuídos prémios "adicionais" pelos parceiros que vão estar presentes no evento como a Agência Nacional de Inovação (ANI). "Estamos certos de que no evento de selecção e entrega do prémio muitas outras oportunidades de investimento irão surgir, quer para os premiados quer para os restantes a concurso, dado o interesse de vários investigadores e parceiros já associados desde a criação desta distinção", sublinhou.

Segundo João Cortez, esta segunda edição vai "trazer à cena outros parceiros" que vão permitir "encurtar o caminho entre a obtenção de conhecimento e a chegada ao mercado" de inovações que trazem benefícios para a saúde. "O i3S ao rodear-se de parceiros que estão envolvidos neste ecossistema e que podem apoiar estas boas ideias, pretende, de facto, dar visibilidade ao bom conhecimento que resulta destas tecnologias", acrescentou.

As candidaturas estão abertas até 15 de Janeiro. O regulamento completo pode ser consultado aqui. A cerimónia de atribuição do Prémio Inovação em Saúde, que está agendada para dia 4 de Fevereiro, nas instalações do instituto da Universidade do Porto, conta também com apresentações de quatro startups "mais maduras" e que "estão à procura de investimento". Durante o evento, a ANI vai também atribuir um troféu, a Árvore do Conhecimento, e um prémio monetário no valor de cinco mil euros ao vencedor no âmbito do programa Born from Knowledge (BfK) Awards.

Sugerir correcção
Comentar