“Polícia” da bolsa facilita a apresentação de denúncias e sugestões

Iniciativa visa facilitar a comunicação com os investidores e o público em geral.

Foto
CMVM, presidida por Gabriela Dias, facilita queixas dos investoidores. Enric Vives-Rubio

A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) passou a disponibilizar no seu sítio na internet uma área específica para denúncias e um novo formulário para a apresentação de sugestões. As alterações visam facilitar e dinamizar a comunicação e a relação entre a “polícia” da bolsa e os investidores, entidades supervisionadas e o público em geral.

Em comunicado, a CMVM refere que diversas tipologias de denúncias ficam concentradas numa única área, a um clique de distância no topo da página de entrada do site da CMVM. Assim, além da já existente possibilidade de comunicação de operações suspeitas por parte de operadores do mercado e do público em geral, bem como de infracções de natureza diversa, passa a disponibilizar-se nova informação relativa ao regime específico de whistleblowing no âmbito do abuso de mercado.

Os utilizadores do site passam também a dispor de um formulário que permite fazer sugestões ao supervisor, na área “Contactos e Sugestões” onde também se informa sobre a linha verde (para atendimento a investidores), bem como sobre a localização da sede e outros contactos.

Com as alterações introduzidas, a CMVM diz pretender promover uma relação mais próxima com os agentes do mercado de capitais e com a sociedade com vista a melhorar a supervisão e a regulação em Portugal. A CMVM está presente nas redes sociais LinkedIn e e Twitter, cujos endereços estão no site.

Sugerir correcção
Comentar