Portugal vai defrontar Suíça na meia-final da Liga das Nações

Jogo da selecção nacional será a 5 de Junho no Estádio do Dragão. Holanda vai defrontar Inglaterra, no dia 6 de Junho, no D. Afonso Henriques.

Selecção nacional parte para a competição como campeã da Europa
Foto
Selecção nacional parte para a competição como campeã da Europa Reuters/RICARDO MORAES

O sorteio da final four da Liga das Nações, que teve lugar nesta segunda-feira, em Dublin, ditou a Suíça como adversária de Portugal na meia-final da competição. A selecção nacional vai defrontar a formação helvética no dia 5 de Junho, no Estádio do Dragão, enquanto, no segundo duelo das meias-finais, a Holanda vai medir forças com a Inglaterra, no dia 6 de Junho, no Estádio D. Afonso Henriques.

O jogo da final será no dia 9 de Junho, no reduto do  FC Porto. A equipa que vencer a primeira edição da competição encaixará seis milhões de euros em prémios.

Fernando Gomes, presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), enalteceu a escolha da UEFA em realizar a fase final da competição em Portugal, assumindo que a Federação já tem um espaço destinado ao troféu: "Acolher a final four é uma grande honra para a FPF e para o país. Tenho a certeza de que vai ser um torneio com um ambiente fantástico. Depois de vencermos em 2016, criámos um espaço único para os nossos troféus e temos espaço para este. Acho que temos uma hipótese de vencer a primeira edição da competição".

"É uma equipa que conhecemos bem"

Após o sorteio, os técnicos das quatro selecções fizeram uma conferência conjunta, na qual analisaram o quadro de jogos da final four da Liga das Nações. Fernando Santos elogiou as capacidades da Suíça, mas não escondeu que o principal objectivo é chegar à final e conquistar a primeira edição da competição.

"[A Suíça] é uma equipa que conhecemos bem, que defrontámos no apuramento para o Campeonato do Mundo. Uma das duas formações que derrotaram Portugal, nos últimos anos. Isso mostra claramente a sua enorme valia. Fez uma qualificação brilhante, conseguiu nove pontos no seu grupo. Afastou a Bélgica. Vai ser uma meia-final que vai opor duas selecções muito fortes, tal como na outra partida. Temos o sonho de conquistar a competição mas sabemos que temos de trabalhar muito, porque vamos ter um grande adversário na meia-final".

Tal como Fernando Santos, Vladimir Petkovic, seleccionador da Suíça, elogiou a selecção portuguesa mas prometeu uma formação motivada, com a lição bem estudada para vencer no Estádio do Dragão: “Temos de ir a Portugal para ganhar. Teremos de nos preparar bem e estar prontos para Junho, prontos para surpreender”.