Reformas antecipadas de 2019 levam corte de 14,67%, mas há excepções

Esta taxa de redução aplica-se a quem se reforma mais cedo e não tem condições para ser abrangido pelo regime das longas carreiras contributivas hoje em vigor, ou pelo novo previsto no Orçamento do Estado para 2019.

Foto
Quem se quiser reformar mais cedo e não cumprir os requisitos para beneficiar dos regimes especiais terá de contar com um corte siginficativo na pensão Nuno Ferreira Santos

Os trabalhadores que peçam a reforma antecipada em 2019 – e que não reúnem as condições para beneficiarem do regime das longas carreiras ou das regras previstas no Orçamento do Estado (OE) para 2019 – terão um corte de 14,67% na sua pensão. Este é o valor do factor de sustentabilidade para o próximo ano, calculado com base nos dados provisórios sobre a evolução da esperança média de vida que foram publicados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) nesta sexta-feira.

A redução vai aplicar-se a quem se reforma antecipadamente no próximo ano e não pode beneficiar do regime das longas carreiras contributivas (que elimina o factor de sustentabilidade e o corte por antecipação a quem começou a trabalhar ainda criança) ou do novo regime previsto no OE (que elimina o corte do factor de sustentabilidade às pensões pedidas por quem começou a trabalhar antes dos 20 anos, mantendo o corte de antecipação).

Na prática, o corte vai aplicar-se a todas as pessoas, quer descontem para a Segurança Social ou para a Caixa Geral de Aposentações, que apenas completem 40 anos de carreira aos 61, 62 ou 63 anos de idade e decidam antecipar a reforma. 

De acordo com o INE, em 2018, a esperança média de vida aos 65 anos foi de 19,49 anos e, em 2000, foi de 16,63 anos. A combinação destes dados permite calcular o corte a aplicar às novas pensões antecipadas de 2019, que será de 14,67%, acima da redução de 14,5% aplicada em 2018. Além desta penalização, as pessoas que se reformem antes da idade terão ainda um corte de 0,5% por cada mês de antecipação face à idade normal, embora haja formas de mitigar esta redução.

Quem escapa ao factor de sustentabilidade?

Nem todas as pensões antecipadas pedidas no próximo ano sofrerão o corte do factor de sustentabilidade – é o caso das que podem beneficiar do regime de antecipação da reforma para quem começou a trabalhar ainda criança. Em Outubro de 2017 entrou em vigor o fim dos cortes (tanto o factor de sustentabilidade, como a redução de 0,5% ao mês) para quem tem pelo menos 60 anos de idade e 48 anos de carreira contributiva. Em Outubro de 2018 entrou em vigor mais uma parte do novo regime, eliminando o factor de sustentabilidade para as reformas antecipadas dos trabalhadores com idade igual ou superior a 60 anos e 46 ou mais anos de contribuições que, cumulativamente, começaram a trabalhar pelo menos aos 16 anos.

No próximo ano entrará em vigor uma nova fase que elimina a penalização do factor de sustentabilidade para os trabalhadores que cumpram o requisito de aos 60 anos de idade terem 40 de descontos (na prática terão de ter começado a trabalhar antes dos 20 anos). Isso acontecerá em dois momentos: em Janeiro, para os trabalhadores com 63 ou mais anos de idade e, em Outubro, para todos os pensionistas com 60 ou mais anos. O corte por antecipação (de 0,5% ao mês) continua a aplicar-se.

Idade da reforma sobe para 66 anos e cinco meses

A esperança média de vida também determina a idade normal de acesso à pensão de velhice. Os dados agora publicados confirmam que a idade da reforma em Portugal em 2019 será de 66 anos e cinco meses (mais um mês do que em 2018).

O factor de sustentabilidade foi criado pelo PS em 2007. O objectivo era introduzir no valor das pensões uma componente relacionada com o envelhecimento da população e convencionou-se que o ano de referência deveria ser a esperança média de vida aos 65 anos em 2006. As regras da altura davam ao trabalhador a possibilidade de escolher entre reformar-se com penalização ou trabalhar mais uns meses para compensar o corte.

Em 2014, o Governo PSD-DS alterou as regras de cálculo do factor de sustentabilidade. Passou a ser apurado com base na esperança média de vida aos 65 anos no ano 2000 (em vez de ser em 2006), agravando significativamente o seu efeito sobre as pensões antecipadas. Na mesma altura, a idade da reforma passou dos 65 para os 66 anos e o factor de sustentabilidade passou a determinar também a idade normal de acesso à pensão.

Sugerir correcção
Ler 3 comentários