Trump cancela reunião com Putin em Buenos Aires, mas está "ansioso" por nova cimeira entre os dois

O Kremlin ainda não foi notificado do cancelamento.

Foto
Donald Trump antes de partir para Buenos AIres SHAWN THEW/EPA

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, cancelou o encontro com o chefe de Estado russo, Vladimir Putin, durante a cimeira de G20, por o considerar inoportuno devido à escalada de tensão entre o governo de Moscovo e a Ucrânia.

“Como os navios e marinheiros ucranianos não foram devolvidos à Ucrânia pela Rússia, decidi que seria melhor para todos cancelar a minha reunião previamente agendada para a Argentina com o Presidente Vladimir Putin”, escreveu no Twitter Donald Trump, após descolar da Casa Branca no Air Force One, em direcção de Buenos Aires.

As agências noticiosas russas, contudo, dizem que o Kremlin ainda não foi notificado do cancelamento durante a cimeira do G20 que começa sexta-feira.

“Estou ansioso por uma nova cimeira construtiva [com Putin], logo que a situação esteja resolvida”, acrescenta Trump noutro tweet.

No domingo, três navios de guerra ucranianos foram apresados pela Rússia, depois de ter sido alvejados no estreito de Kerch, na Crimeia, região que o governo de Moscovo anexou em 2014.

A Rússia considera que os navios estavam em águas russas e que resistiram à sua guarda costeira.

Na versão da Ucrânia, os navios estavam em águas neutras e foram atacados pelas forças russas.

Sugerir correcção
Comentar