Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa prepara alunos para mercado de trabalho

As VII Jornadas da Empregabilidade voltaram a juntar alunos e possíveis empregadores com o intuito de preparar o futuro profissional dos licenciados em Direito.

Fotogaleria
Equador Design / Andreia Peixoto
Fotogaleria
Equador Design / Andreia Peixoto
Fotogaleria
Equador Design / Andreia Peixoto
Fotogaleria
Equador Design / Andreia Peixoto
Fotogaleria
Equador Design / Andreia Peixoto
Fotogaleria
Equador Design / Andreia Peixoto

O Gabinete de Saídas Profissionais (GSP) da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa organizou de 23 a 25 de Outubro uma nova edição das Jornadas da Empregabilidade. O evento, que já vai na 7.ª edição, tem como principal missão fomentar “a conexão dos estudantes com o mercado de trabalho”, fornecendo ajuda “na procura de oportunidades de estágio e de emprego, possibilitando assim o contributo dos licenciados em Direito para a sociedade através do exercício de suas funções”, explica o Professor Doutor Rui Pinto, presidente do GSP.

Para atingir esse objectivo, o GSP contou com o apoio de vários parceiros que marcaram presença nas Jornadas, com destaque para a Associação Académica da Faculdade (AAFDL), o Núcleo de Estudo Luso-Brasileiro (NELB) e o Núcleo de Estudantes Africanos (NEA). A estes juntaram-se mais de 36 entidades, desde escritórios de advocacia, consultoras e entidades públicas, entre as quais a Autoridade da Concorrência e a Autoridade Tributária.

Preparar o futuro

Na sessão de abertura do evento marcaram presença o Professor Doutor Pedro Romano Martinez, director da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, o Professor Doutor Rui Pinto, presidente do GSP e Francisco Sant’Ana, Presidente da Associação Académica da Faculdade de Direito de Lisboa (AAFDL).

O programa prosseguiu com duas sessões com vista a preparar o futuro dos estudantes. Na primeira sessão, dedicada ao tema “Simulações de Entrevista”, representantes da Abreu Advogados e da KPMG simularam o momento de uma entrevista de recrutamento com alunos finalistas, que se voluntariaram entre o público presente. Este exercício foi pensado com o intuito de preparar os alunos para a entrada no mercado de trabalho, onde as entrevistas têm um peso determinante na avaliação dos candidatos. Decorreu ainda um Workshop de Curriculum Vitae, ministrado por João Maciel, da Michael Page.

Foto
Equador Design / Andreia Peixoto

No segundo dia, decorreu a já tradicional Feira do Emprego das Jornadas da Empregabilidade, onde cerca de 500 alunos contactaram com as entidades presentes, sobretudo durante o Networking Lunch, que aconteceu pela primeira vez.

O último dia do evento foi inteiramente dedicado à internacionalização, em virtude do crescente número de alunos internacionais que se encontram a completar a formação na Faculdade de Direito, assim como de alunos nacionais que demonstram cada vez mais vontade de abraçar experiências profissionais fora do país.

Foto
Rui Pinto, Presidente do Gabinete de Saídas Profissionais (GSP) da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa Equador Design / Andreia Peixoto

Neste contexto, decorreu a palestra “Inscrição de Advogado Brasileiro na Ordem Dos Advogados Portuguesa”, com Miguel Reis. O advogado partilhou com a audiência, constituída por um grande número de alunos brasileiros, a sua experiência enquanto advogado português a exercer no Brasil. Neste âmbito, foi lançada outra das novidades desta edição: a Feira Internacional do Emprego. Nesta iniciativa estiveram presentes mais de uma dezena de entidades que despertaram interesse num número muito significativo de alunos.

Em jeito de balanço dos três dias das Jornadas, o Professor Doutor Rui Pinto sublinhou que “o rigor, em conjugação com a aproximação ao público, fez deste evento um sucesso por mais um ano consecutivo”, muito por força do empenho de alunos e parceiros que permitiram ao encontro cumprir “com êxito a sua função primordial, que é contribuir para a inserção dos alunos no mercado de trabalho”.