Uber multada por falha de segurança informática

Empresa pagou mais de um milhão de euros pela forma como lidou com um ataque informático de 2016, que afectou os dados de milhões de utilizadores.

Foto
LUSA/WILL OLIVER

A Uber foi multada no Reino Unido em 435 mil euros, devido a um ciberataque de 2016 que comprometeu os dados de milhões de utilizadores em todo o mundo, noticiou a BBC. Pelos mesmos motivos, na Holanda, a empresa foi também multada no valor de 600 mil euros.

Num ataque informático em Outubro de 2016 foram roubados dados relativos a cerca de 57 milhões de clientes e condutores. Os atacantes obtiveram nomes completos, endereços e números de telefone.

Na altura do incidente, a Uber pagou cerca de 88 mil euros aos piratas informáticos para destruírem a informação roubada e a empresa não informou os consumidores da situação. A empresa acredita que a informação nunca foi utilizada, mas recusa-se a divulgar a identidade dos atacantes.

Pagar e não avisar os consumidores foi “uma resposta inapropriada a um ciberataque”, afirmou Steve Eckersley, da autoridade britânica de protecção de dados. “Isto não foi apenas uma falha na base de dados da Uber, mas um completo desrespeito pelos consumidores e condutores a quem foram roubadas as informações”, acrescentou.

Em resposta, a Uber afirmou que alterou a forma como lida com os dados e que contratou uma equipa de peritos em protecção de dados para supervisionar as operações. A empresa é da opinião que os dados dos utilizadores não foram expostos e acrescentou: “Estamos contentes por poder fechar este capítulo desde o incidente de 2016”.

Sugerir correcção
Comentar