Apesar da descida, electricidade em Portugal continua entre as mais caras da UE

Preço da electricidade suportado pelas famílias portuguesas mantém-se no sexto lugar do ranking europeu. No gás natural há uma descida de terceiro para quarto.

Foto
Rita Franca

Apesar de terem registado uma descida durante os últimos 12 meses, os preços da electricidade e do gás natural suportados pelas famílias em Portugal mantiveram-se durante a primeira metade deste ano entre os mais altos da União Europeia, revela o Eurostat.

De acordo com o gabinete de estatísticas europeu, o preço da electricidade suportado pelas famílias em Portugal no primeiro semestre de 2018, calculado em 22,46 euros por 100 kWh, foi o sexto mais alto da União Europeia, superado apenas pelos valores registados na Dinamarca, Alemanha, Bélgica, Espanha e Irlanda. A média da UE cifrou-se em 20,49 euros.

Já no primeiro semestre de 2017, Portugal tinha ficado na sexta posição deste ranking europeu.

Ainda assim, se a média europeia se manteve praticamente estável face ao mesmo período do ano anterior, registando uma descida de apenas 0,4%, o preço da electricidade suportado pelas famílias em Portugal caiu 1,7%. Segundo o Eurostat, as maiores descidas registaram-se na Polónia (-4,3%), Grécia (-3,6 %) e Letónia (-3,5 %), enquanto as maiores subidas foram na Roménia (14,1 %), Estónia (11,7%), e Holanda (9,2 %).

Os impostos e as taxas que incidem sobre o preço da electricidade em Portugal desempenham um papel fulcral na manutenção de um nível relativamente elevado face aos outros países da UE. Enquanto em Portugal o seu peso no preço final é de 55,2%, no total da União Europeia é de 36,7%. Em Portugal, o preço excluindo impostos e outras taxas é apenas o 21º mais elevado.

No que diz ao gás natural consumido pelas famílias, o cenário é semelhante. O preço aplicado em Portugal na primeira metade do ano (7,59 euros 100 kWh) foi, segundo o Eurostat, o quarto mais alto na União Europeia. Em média, na UE, o preço foi de 5,91 euros.

No entanto, num cenário em que na média da UE os preços se mantiveram estáveis, Portugal foi o segundo país com uma maior descida, 1,8%, nos últimos doze meses, o que ajudou a que se registasse uma ligeira descida do ranking. Na primeira metade de 2017, Portugal era o terceiro país com o gás natural mais caro para as famílias.

No caso do gás natural, o papel desempenhado pelos impostos e pelas taxas é menos, com um peso de 25,3% em Portugal e de 27,1% na UE.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários