Portugal derrotado em Coimbra pela Namíbia

Apresentado novamente com uma equipa jovem e sem os atletas profissionais, a selecção nacional de râguebi foi batida, por 29-23.

Foto
Nuno Ferreira Santos

Quinze dias depois de ser derrotado na Roménia no play-off de acesso ao Rugby Europe Championship, Portugal somou nova derrota. Na única partida disputada pela selecção portuguesa de râguebi nos habituais jogos-teste realizados em Novembro, a equipa nacional voltou a apresentar-se com muitos jogadores jovens e sem os atletas profissionais e, perante uma selecção da Namíbia que estará no Mundial 2019, os portugueses foram batidos em Coimbra, por 29-23.

Os resultados da Namíbia nos dois jogos disputados pelos africanos na digressão que estão a realizar à Europa neste mês tinham sido negativos - derrotas contra a Rússia (47-20) e Espanha (34-13) -, mas contra uma equipa portuguesa pouco experiente os “welwitschias”, que no Mundial do Japão vão defrontar no Grupo B a Nova Zelândia, a África do Sul, a Itália, e o Canadá, justificaram o triunfo.

Aproveitando várias falhas de placagem por parte de Portugal, o terceira-linha Thomasau Forbes fez o primeiro ensaio do jogo logo aos 4’, mas a selecção portuguesa reagiu bem e restabeleceu o empate quase de imediato, após um bom ensaio do capitão Salvador Vassalo convertido por Nuno Sousa Guedes.

Após uma penalidade para cada lado, o resultado à meia hora assinava um 10-10, mas em cima do intervalo o talonador Obert Nortje fez o segundo ensaio dos africanos. Porém, à semelhança do que tinha acontecido no início da partida, Portugal reagiu bem e com um ensaio do defesa Manuel Marta, os Lobos chegaram ao final dos primeiros 40 minutos empatados a 17 pontos com a Namíbia.

Na segunda parte, porém, os “welwitschias”, mesmo sem jogarem bem, conseguiram um ligeiro ascendente que foi traduzido em pontos: com dois ensaios, os africanos passaram a vencer por 29-20.

Nos últimos minutos, com nova penalidade de Sousa Guedes, Portugal ainda reduziu para seis pontos a diferença (29-23), mas não conseguiu a derrota no último jogo antes de começar, em Fevereiro, a sua participação no Rugby Europe Trophy, onde começará por defrontar a Polónia.

Sugerir correcção
Comentar