Bas Dost deu as boas-vindas a Keizer

Triunfo "leonino" por 1-4, em Viseu, sobre o Lusitano, valeu apuramento para os oitavos-de-final da Taça de Portugal.

Foto
LUSA/NUNO ANDRÉ FERREIRA

Marcel Keizer não quis correr riscos para não ter de arranjar desculpas na sua estreia como treinador do Sporting. Não haveria desculpa que o ilibasse se os “leões” não ganhassem ao Lusitano de Vildemoinhos, equipa da terceira divisão, e chegar aos oitavos-de-final da Taça de Portugal. O holandês entrou no Estádio do Fontelo, em Viseu, com o melhor “onze” disponível e, mesmo sem fazer uma exibição espectacular, o Sporting goleou por 1-4 um adversário que lhe criou problemas durante mais de metade do jogo.

Ainda é cedo para perceber o que é de Keizer neste Sporting e o Lusitano não seria o adversário ideal para se perceber quais serão as qualidades e os defeitos do “leão” com o quarto treinador da temporada. Há, no entanto, algo que não muda, esteja quem estiver no banco, a incrível pontaria de Bas Dost, que deu as boas-vindas ao compatriota com dois golos e uma assistência.

Foto
SofaScore

Mas, até acontecer a goleada, o Sporting passou por um mau bocado perante um Lusitano que não queria ser só um perdedor digno. Foi da equipa de Viseu a primeira grande ocasião, aos 3’, com o rápido Diogo Braz a aproveitar uma perda de bola de Mathieu para ficar cara a cara com Renan — o remate saiu por cima. Pouco depois, Nuno Rodrigues obrigou o brasileiro a uma excelente defesa.

O Sporting conseguiu estabilizar e lançar-se para o ataque, mas sem criar muitas situações para marcar. Era uma posse de bola estéril, sem conseguir furar o voluntarismo defensivo do Lusitano. A maior ameaça surgiu aos 39’, num remate de Bruno Fernandes após uma defesa incompleta de Ruca a uma primeira tentativa de Diaby. Aos 42’, o Sporting viu premiado o domínio, com Bas Dost a encaminhar para a baliza um cruzamento temperado de Jefferson.

Os “leões” mal tiveram tempo para celebrar. Aos 44’, Bruno Fernandes perdeu uma bola junto à área para Nuno Rodrigues, que conseguiu guardá-la perante a fraca oposição, arrancando um cruzamento na direcção do segundo poste, onde estava Diogo Braz para o cabeceamento. Não é favor nenhum dizer que este era um golo merecido do Lusitano, uma equipa solidária no seu esforço colectivo. Se o adversário era superior, teria de o provar em campo.

Foi o que aconteceu na segunda parte. Os jogadores da casa foram tendo menos pernas e a qualidade dos “leões” fez o resto. Aos 64’, Bruno Fernandes fez o 1-2 após combinação com Bas Dost; aos 71’, Bas Dost voltou a responder com eficácia a um passe de Jefferson; e, aos 74’, Diaby estreou-se a marcar após boa jogada colectiva. Foram nove minutos em que o Sporting quebrou a resistência do seu bravo adversário e resolveu a eliminatória.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários