De Norte a Sul do país, o fim-de-semana é de chuva e aguaceiros

Além da chuva e do vento forte que se farão sentir a partir desta sexta-feira, a forte agitação marítima obrigou ainda a fechar cinco barras à navegação.

Foto
A chuva poderá ser acompanhada de neve, trovoada e granizo Andre Rodrigues

O fim-de-semana começa nesta sexta-feira com céu muito nublado e aguaceiros nas regiões Norte e Centro do país, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). O cenário repete-se com chuva no resto do fim-de-semana: sábado é marcado por “períodos de chuva ou aguaceiros”, podendo haver queda de neve nas terras altas do Norte e do Centro. Já domingo será dia de céu muito nublado, com “períodos de chuva ou aguaceiros até ao final da manhã e a partir do final da tarde em especial nas regiões Centro e Sul”.

Nesta sexta-feira, haverá ainda trovoada e granizo no litoral Norte e Centro, em especial até ao início da manhã, que serão em geral fracos e pouco frequentes no interior e aguaceiros de neve acima de 1000/1300 metros de altitude.

A previsão aponta ainda para vento em geral fraco do quadrante sul, sendo moderado de sudoeste nas terras altas e, durante a tarde, na faixa costeira e neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais.

Na região Sul prevê-se períodos de céu muito nublado, com possibilidade de ocorrência de aguaceiros fracos e dispersos, vento em geral fraco do quadrante oeste, soprando temporariamente moderado nas terras altas, neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais e pequena descida da temperatura mínima. Tanto na sexta como no sábado haverá “vento forte no litoral Oeste e terras altas”.

As temperaturas mínimas no continente vão oscilar nesta sexta-feira entre os dois graus Celsius (na Guarda) e os dez graus (em Faro) e as máximas entre os seis (na Guarda) e os 18ºC (em Faro).

Cinco barras marítimas fechadas

Cinco barras marítimas de Portugal continental estão fechadas à navegação nesta sexta-feira e outras quatro estão condicionadas devido à agitação marítima forte, segundo a Autoridade Marítima Nacional (AMN). De acordo com a Marinha, estão fechadas as barras de Caminha, Vila Praia de Âncora, Esposende, Ericeira e S. Martinho do Porto.

As barras marítimas de Vila do Conde e Póvoa do Varzim estão condicionadas a embarcações de calado superior a dois metros devendo a barra ser usada no período compreendido duas horas antes e duas horas após a preia-mar.

As barras marítimas da Figueira da Foz e Aveiro estão condicionadas a embarcações com comprimento inferior a 15 e a 35 metros, respectivamente.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê para esta sexta-feira na Costa Ocidental ondas de noroeste com dois a três metros e na costa Sul ondas de sudoeste com um metro, sendo inferiores a um metro no sotavento. com Lusa

Sugerir correcção
Comentar