Queda de receitas empurra Altice para tombo de 8%

Os resultados trimestrais da Altice Europe não convenceram o mercado e as acções afundaram em Amesterdão. Apesar do aumento de clientes, as receitas caíram em França e em Portugal, quando comparadas com o período homólogo.

Foto
Grupo de Drahi está a conquistar mais clientes, mas com menos lucro daniel rocha

Mais subscritores em França, mas menor rentabilidade. A ideia chave que os investidores retiraram dos resultados trimestrais apresentados pela Altice Europe, a dona da Altice Portugal, ajuda a explicar, segundo a imprensa francesa, a queda dos títulos do grupo de Patrick Drahi, nesta quinta-feira.

Ao início da tarde, o tombo rondava os 8% (7,62%), mas a desvalorização já tinha estado acima de 15%, com as acções a cotarem nos 1,88 euros.

Segundo o jornal económico francês Les Echos, entre Julho e Setembro, o grupo conseguiu angariar – através da SFR – um número de subscritores recorde em França, que continua a representar dois terços do negócio do grupo. E desde Janeiro, viu a base de clientes aumentar em cerca de um milhão.

Porém, os ganhos registados no terceiro trimestre ficaram abaixo do esperado pelo mercado – investidores e analistas – e a razão é simples, diz o jornal especializado. A angariação de clientes tem um custo e os ganhos de quota têm sido feitos à custa da rentabilidade, com recurso a descontos e promoções.

Como consequência, o volume de negócios consolidado da Altice Europe caiu 6,3% face ao período homólogo, para 3400 milhões de euros. Quanto ao lucro antes de juros, impostos, depreciações e amortizações (EBITDA) recuou 10,4%, para aproximadamente 1300 milhões de euros.

Em Portugal, a dona da Meo obteve no terceiro trimestre uma receita total de 525 milhões de euros, o que traduz uma subida de 1,8% face ao trimestre anterior. Porém, face ao período homólogo (Julho a Setembro de 2017), as receitas caíram 0,3%.

Ainda assim, a empresa liderada por Alexandre Fonseca descreve esta evolução como “positiva” e sublinha que a receita “praticamente atingiu o ponto de inflexão, mantendo a fortíssima trajectória de recuperação”. Isto porque a queda homóloga no segundo trimestre era de 5,4%, e, no primeiro trimestre, era de 6,5%.

Entre Julho e Setembro de 2018, o lucro antes de juros, impostos, depreciações e amortizações (EBITDA) da Altice Portugal atingiu 226 milhões de euros, em alta de 1,8% face ao segundo trimestre (de Abril a Junho de 2018).

A evolução “reforça a tendência de recuperação” face ao período homólogo, assinala a Altice. Isto porque o resultado operacional bruto caiu 5,2% face ao terceiro trimestre de 2017, quando no segundo e primeiro trimestre a queda homóloga tinha 12,1% e 14,6%, respectivamente.

Sugerir correcção
Comentar