Governo autoriza CGD a vender participações em Espanha e África do Sul

Banco público já pode alienar duas participadas nos mercados espanhol e sul-africano, foi hoje aprovado em Conselho de Ministros. Com as duas operações de venda, CGD encaixa 565 milhões de euros

Foto
Rui Gaudencio / Publico

O Governo aprovou hoje a proposta do Abanca Corporación Bancaria para a compra de 99,79% do espanhol Banco Caixa Geral. Na mesma reunião, a oferta da Capitec Bank Limited aoo grupo Caixa Geral de Depósitos (CGD) sobre a totalidade da sul-africana Mercantile Bank Holdings Limited foi igualmente aceite.

"Foram aprovadas as resoluções que seleccionam as propostas da Abanca Corporación Bancaria e da Capitec Bank Limited, tendo em vista, respectivamente, a aquisição de 99,79% do capital social da sociedade Banco Caixa Geral (Espanha) e a aquisição de 100% do capital social da sociedade Mercantile Bank Holdings Limited (África do Sul), concretizando o processo de alienação da totalidade das acções detidas pela Caixa Geral de Depósitos" (CGD) naquelas empresas, refere o comunicado do Conselho de Ministros emitido esta quinta-feira, 22 de Novembro.

"Ambas as resoluções dão, assim, resposta a um dos compromissos assumidos pelo Estado no âmbito do processo de recapitalização da CGD", lê-se no comunicado.

Mais pormenores sobre esta operação “serão comunicados pela Caixa Geral de Depósitos” durante esta tarde, adiantou o secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros, Tiago Antunes, na conferência de imprensa que se seguiu à reunião.

CGD encaixa 565 milhões

A Caixa Geral de Depósitos (CGD) vai encaixar 565 milhões de euros com a venda das participações que detém no espanhol Banco Caixa Geral e no sul-africano Mercantile Bank Holdings Limited, de acordo com comunicado da instituição financeira.

Em comunicado, a CGD refere que a "participação na Mercantile Bank Holdings será alienada por um preço global de 3.200 milhões de rands sul-africanos, cerca de 201 milhões de euros (considerando uma taxa de câmbio euro/rand de 15,9) e a participação no Banco Caixa Geral S.A. será alienado por um preço global de 364 milhões de euros". As duas operações totalizam assim cerca de 565 milhões de euros, à taxa de câmbio actual.

Pela aquisição de 99,79% do Banco Caixa Geral em Espanha, o Abanca vai pagar 364 milhões de euros à CGD, avançou, por sua vez, a instituição financeira espanhola em comunicado separado. “O acordo global implica pagar um preço de 364 milhões de euros, resultante da aplicação de um múltiplo de cerca de 0,65 ao ‘book value’ da entidade adquirida”, refere o Abanca.

O Abanca afirma que a compra “incrementa em 7.000 milhões de euros” o volume de negócios do grupo, “permite subir uma posição no ranking de entidades espanholas em termos de património líquido, ascendendo à sétima posição, e dois níveis na classificação do sector por activos, situando-o no oitavo lugar”.

A integração do Banco Caixa Geral permitirá também ao Abanca complementar a sua rede comercial, “expandindo a sua actividade nas províncias espanholas e reforçando a sua presença em outras onde já opera”.

O negócio do Banco Caixa Geral está “quantificado em 3.446 milhões de crédito, 2.950 milhões de euros em depósitos de clientes e 389 milhões em activos sob gestão”, segundo a informação divulgada pelo Abanca.

(Actualizado com valor total do encaixe para a CGD)

Sugerir correcção
Comentar