Diamantino e Aquaparque nomeados para os Prémios Europeus de Cinema

O filme de Gabriel Abrantes compete com O Espírito da Festa e A Morte de Estaline. Já a curta de Ana Moreira concorre com mais 14 filmes.

Foto
Aquaparque é a estreia da actriz Ana Moreira na realização,

Os filmes portugueses Diamantino, de Gabriel Abrantes e Danel Schmidtt, e Aquaparque, de Ana Moreira, estão nomeados para os Prémios Europeus de Cinema (European Film Awards - EFA), que serão entregues a 15 de Dezembro, em Sevilha, Espanha.

De acordo com informação disponibilizada no site oficial dos EFA, Diamantino, a primeira longa-metragem de ficção do português Gabriel Abrantes e do norte-americano Daniel Schmidt, está nomeado na categoria Comédia Europeia, na qual competem também O Espírito da Festa, dos franceses Érice Toledano e Olivier Nakache, e A Morte de Estaline, do britânico Armando Iannucci.

Aquaparque, a estreia da actriz Ana Moreira na realização, está nomeado na categoria Curta-Metragem Europeia, na qual competem mais 14 filmes. A curta, cuja acção se desenrola num parque aquático abandonado, recebeu em Julho o prémio Kino Sound Studio do Curtas Vila do Conde - Festival Internacional de Cinema.

Diamantino venceu em Maio o Grande Prémio da Semana da Crítica do Festival de Cinema de Cannes. O filme, ainda sem data de estreia em Portugal, conta a história de Diamantino, interpretado pelo actor Carloto Cotta, uma superestrela do futebol mundial, cuja carreira cai em desgraça.

Além de Carloto Cotta, o elenco desta co-produção entre Portugal, Brasil e França inclui Cleo Tavares, Anabela Moreira, Margarida Moreira, Carla Maciel, Filipe Vargas, Manuela Moura Guedes, Joana Barrios e Maria Leite.

Gabriel Abrantes e o norte-americano Daniel Schmidt têm trabalhado juntos nos últimos anos em filmes como Tristes Monroes (2017) e A History of Mutual Respect (2010).

Os vencedores da 31.ª edição dos Prémios Europeus de Cinema são anunciados numa cerimónia que está marcada para 15 de Dezembro em Sevilha.

Sugerir correcção
Comentar