Autor de ameaça de bomba é professor universitário de baixa e foi detido

Uma equipa de inactivação de explosivos da PSP está no local a fazer buscas “em zonas que consideram mais importantes”, explicou fonte da polícia.

Foto
Rui Gaudencio

Três edifícios do Campus da Penha da Universidade do Algarve, em Faro, foram evacuados, na manhã desta quarta-feira, devido a uma ameaça de bomba, confirmou ao PÚBLICO fonte da PSP de Faro. O autor do telefonema de alerta, um antigo professor daquela instituição, foi detido, confirmaram as autoridades à agência Lusa. 

O professor, 55 anos, que estava de baixa psiquiátrica, telefonou para a universidade com a ameaça de que estaria uma bomba no campus e contactou depois directamente a PSP de Faro no mesmo sentido.

Segundo a PSP, a ameaça terá sido provocada pelas "evidentes divergências" entre o professor e a Reitoria relativamente à sua continuidade na universidade.

O alerta foi recebido às 11h30, tendo sido evacuadas duas escolas e um outro edifício no campus e enviadas para o local brigadas de inactivação de explosivos, num total de 25 elementos da PSP.

O campus da Penha, localizado dentro da cidade, foi reaberto cerca das 15h depois de a PSP ter concluído que se tratava de uma ameaça sem credibilidade e que o espaço era seguro, disse à Lusa o comissário Hugo Marado, da PSP de Faro.

Os agentes fizeram uma busca aos locais onde possivelmente estaria o engenho, acabando por concluir que o espaço estava "limpo", o que permitiu reabrir o campus universitário.

O suspeito está detido e deverá ser presente a tribunal apenas na quinta-feira, concluiu.

Sugerir correcção
Comentar