Aguaceiros continuam e há sete barras marítimas fechadas devido à agitação marítima

O tempo adverso afecta sobretudo o Norte e Centro do país e fez com que fossem fechadas as barras de Caminha, Vila Praia de Âncora, Esposende, Póvoa de Varzim, Vila do Conde, Ericeira e S. Martinho do Porto

Foto
O mau tempo continua sobretudo no Norte e no Centro ADRIANO MIRANDA

Sete barras marítimas de Portugal continental estão fechadas nesta quarta-feira à navegação e outras três estão condicionadas devido à agitação marítima forte, informou a Autoridade Marítima Nacional (AMN).

De acordo com a Marinha, estão fechadas as barras de Caminha, Vila Praia de Âncora, Esposende, Póvoa de Varzim, Vila do Conde, Ericeira e S. Martinho do Porto.

As barras marítimas de Viana do Castelo e Aveiro estão condicionadas a embarcações com comprimento inferior a 12 e a 15 metros, respectivamente.

A Marinha indica ainda que a barra da Figueira da Foz está condicionada a embarcações de comprimento inferiores a 35 metros.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê para esta quarta-feira na Costa Ocidental ondas de noroeste com três a quatro metros, diminuindo gradualmente para dois a três metros.

Na costa Sul prevê-se ondas de sudoeste com 1 a 1,5 metros.

Aguaceiros e céu muito nublado

O IPMA prevê para esta quarta-feira no continente períodos de céu muito nublado, apresentando-se em geral muito nublado na região Norte e aguaceiros, em especial nas regiões do litoral Norte e Centro onde podem ser acompanhados de trovoada e com queda de granizo.

Está também prevista queda de neve acima de 1200/1400 metros na região Centro e acima de 1000/1200 metros na região Norte.

A previsão aponta também para vento fraco a moderado de sudoeste, por vezes forte no litoral a norte do Cabo Raso e nas terras altas, possibilidade de formação de neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais e pequena descida de temperatura.

As temperaturas mínimas no continente vão variar hoje entre os três graus Celsius (na Guarda) e os 11 (em Faro) e as máximas entre os sete graus (na Guarda) e os 17 (em Faro e Santarém).

Sugerir correcção
Comentar