Três distritos do continente sob aviso amarelo devido à agitação marítima forte

Quanto ao estado do tempo, o IPMA prevê para esta terça-feira no continente céu geralmente muito nublado, aguaceiros, em especial nas regiões Norte e Centro onde podem ser acompanhados de trovoada e queda de neve acima de 1400 metros de altitude.

Foto
Em causa estão os distritos de Leiria, Lisboa e Coimbra ADRIANO MIRANDA / PUBLICO

Os distritos de Leiria, Lisboa e Coimbra estão esta terça e quarta-feira sob aviso amarelo devido à previsão de agitação marítima forte, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). De acordo com o Instituto, Lisboa, Leiria e Coimbra vão estar sob aviso amarelo entre as 18h de terça e as 6h de quarta-feira devido à agitação marítima forte, prevendo-se ondas de noroeste com 4 a 4,5 metros.

O aviso amarelo, o terceiro da escala, revela situação de risco para determinadas actividades dependentes da situação meteorológica.

Por causa da agitação marítima, cinco barras do continente e Açores estão fechadas e outras quatro condicionadas nesta terça-feira.

De acordo com a Autoridade Marítima Nacional (AMN), as barras de Caminha, Esposende, São Martinho do Porto e Ericeira, no continente, e a Laje das Flores, nos Açores, estão fechadas à navegação.

As barras de Vila do Conde e Póvoa do Varzim estão condicionadas a embarcações de calado superior a dois metros devem praticar a barra no período compreendido duas horas e até duas horas após a praia-mar.

A barra da Figueira da Foz está fechada a embarcações com comprimento inferior a 11 metros e a das Lajes do Pico, nos Açores, está encerrada apenas no período nocturno.

O IPMA prevê para esta terça-feira na costa Ocidental ondas de noroeste com dois a três metros, aumentando para 3,5 a 4,5 metros a partir da tarde e na costa Sul ondas de sudoeste com um a dois metros.

Quanto ao estado do tempo, o IPMA prevê para esta terça-feira no continente céu geralmente muito nublado, aguaceiros, em especial nas regiões Norte e Centro onde podem ser acompanhados de trovoada e queda de neve acima de 1400 metros de altitude.

A previsão aponta também para vento fraco a moderado do quadrante oeste, sendo moderado a forte no litoral oeste e nas terras altas, neblina ou nevoeiro matinal e pequena descida da temperatura.

As temperaturas mínimas no continente vão oscilar entre os cinco graus Celsius (na Guarda) e os doze (em Faro e Aveiro) e as máximas entre os oito (na Guarda) e os 18 (em Faro).

Sugerir correcção
Comentar