Jerónimo defende juízes em greve

Bloco de Esquerda diz que juízes devem ter remuneração e estatuto condizentes com responsabilidade.

Fotogaleria
No Tribunal de São João Novo, no Porto, todos os juízes fizeram greve Nelson Garrido
Fotogaleria
No Tribunal de São João Novo, no Porto, todos os juízes fizeram greve Nelson Garrido

O secretário-geral do PCP defendeu esta terça-feira a greve geral de juízes e a necessidade de "negociação, compromisso e bom senso", considerando que o executivo socialista deve "dar resposta" às "reivindicações justas".

"Isto é um processo que já vem muito de trás. Os profissionais da justiça, particularmente os magistrados, não viram respostas para a questão do seu estatuto e suas carreiras. Naturalmente, houve esta crispação, com o Governo a crispar e a não querer negociar. Perante esta luta que está em curso, gostaria de fazer a síntese das sínteses: a necessidade de negociação, compromisso e bom senso", disse Jerónimo de Sousa, à margem de uma sessão pública, em Lisboa.

Em entrevista à Lusa, o primeiro-ministro, António Costa, considerou que a paralisação dos magistrados não é a reacção adequada a quem é titular de órgão de soberania, lamentando que ocorra quando o estatuto dos magistrados está em apreciação no Parlamento.

"É evidente que ninguém porá em causa o direito constitucional [à greve] para todos os que trabalham. Estamos a falar de pessoas que têm um vínculo laboral, uma carreira, estatutos próprios, com todo o direito que têm de negociar. Estão a negociar os seus direitos. Tendo em conta que a nossa Constituição, nenhuma lei condiciona ou proíbe esse exercício [da greve], é a opção dos magistrados", continuou Jerónimo de Sousa.

Segundo o líder comunista, o executivo socialista tem como forma de impedir a greve "dar resposta a anteriores compromissos, assumidos por este e outros governos", pois "é possível uma solução, desde que o Governo não se mantenha mudo e quedo perante aquilo que são reivindicações justas".

Treze anos depois, os juízes voltaram esta terça-feira a cumprir o primeiro de 21 dias alterados de greve, em protesto contra a aprovação de um Estatuto "incompleto", que alegam não assegurar questões remuneratórias, o aprofundamento da independência judicial e os bloqueios na carreira.

BE: “não adianta” criar “ruído”

Já a coordenadora do BE, Catarina Martins, defende que os "juízes devem ter tanto um estatuto como uma remuneração condizente com a responsabilidade que têm", avisando que "não adianta a ninguém criar ruído" sobre a greve destes profissionais.

"Achamos naturalmente que quem tem as responsabilidades da justiça deve ter um estatuto condizente com as responsabilidades que tem e uma remuneração também condizente com as responsabilidades que tem. Compreendemos isso. Esperamos que tudo corra da melhor forma na negociação que tem de ser feita com o Governo", apelou a líder bloquista, no final de um debate com jovens.

Questionada sobre as críticas a esta greve, entre as quais as de Costa, a líder do BE deixou claro que "não adianta a ninguém estar a criar ruído sobre uma situação que é complicada".

"E, como digo, é certo que o estatuto já vem sendo adiado há muito tempo e nós esperamos que nas negociações com o Governo se chegue à melhor solução possível, no mais breve espaço de tempo possível até porque é uma situação que já devia estar ultrapassada", insistiu.

A única "divergência" que o BE tem com alguma das reivindicações prende-se com a revisão da remuneração dos cargos políticos, que neste momento considerou não ser "a prioridade do país".

Sugerir correcção
Ler 2 comentários