Se gostas de andar descalço, estes sapatos são para ti

Sapatos confortáveis e amigos do ambiente. Os Mukishoes são made in Portugal e estão à procura de financiamento no Indiegogo: por cada par vendido, vai ser plantada uma árvore nas zonas destruídas pelos incêndios de 2017.

Fotogaleria
DR
Fotogaleria
DR
Fotogaleria
DR
Fotogaleria
As fundadoras DR

És daqueles que tira os sapatos à primeira oportunidade que surge? Então estes sapatos são para ti. A Mukishoes, marca portuguesa fundada este ano, criou uma linha de calçado, actualmente à procura de financiamento através de uma campanha de crowdfunding, que devido ao desenho e material usado proporciona uma sensação semelhante à de não ter sapatos nos pés. Mas não é só: o calçado é produzido em Portugal e, além de confortável, é sustentável. Materiais como o cânhamo, o algodão e o linho fazem parte do processo produtivo que recorre, tanto quanto possível, a produtos cultivados biologicamente em território europeu, orgânicos e reciclados.

De acordo com um comunicado enviado ao P3, as designers Marta Dias, portuguesa, e Madlen Pinto, alemã, criaram este calçado ao fim de dois anos de desenvolvimento: “Queríamos criar um salto que simulasse a sensação de andar descalço." Para isso, desenharam um sapato com uma sola fina, flexível, plana e com a biqueira larga, que respeita a forma natural do pé. Não é a primeira vez que sapatos portugueses têm este objectivo: já em 2017 o calçado Iguaneye queria dar a sensação de se estar descalço.

Foto
As fundadoras da marca, Marta Dias e Madlen Pinto MUKISHOES

No caso da Mulkishoes, a preocupação com a sustentabilidade surgiu desde logo, uma vez que uma das co-fundadoras já tinha trabalhado na indústria têxtil e tinha consciência de “como pode ser nefasta a produção na área da moda.” Assim, quiseram que os sapatos “fossem produzidos em condições justas", numa produção "familiar" em Portugal, "usando apenas materiais naturais, seleccionados, de preferência locais", para terem o "menor impacto possível" na natureza, como escreve Marta Dias. O uso de cola, por exemplo, é apenas usado na sola, que é feita de borracha natural e reciclada; os tecidos são tingidos respeitando os certificados GOTS (norma global de têxteis orgânicos), sem pigmentos de organismos geneticamente modificados e através de processos que usam menos água.

Pensados para o dia-a-dia, para momentos em que não se pode andar descalço seja por "razões físicas" ou "sociais", os Mukishoes apresentam um design minimal e unissexo, diversos modelos e cores, para que sirvam todos os gostos. “A aparência também é muito importante para nós. Um sapato confortável e saudável pode ter estilo, ser bonito e adaptar-se a diferentes ocasiões”, referem as fundadoras da marca. 

Foto
DR

Os Mukishoes estão desde segunda-feira, 19 de Novembro, à procura de financiamento na plataforma Indiegogo. Através da campanha de crowdfunding, as criadoras esperam conseguir 18 mil euros para produzir os sapatos e, pelo meio, ajudar o ambiente: a marca juntou-se à associação Reflorestar Portugal e, por cada par vendido, será plantada uma árvore nas áreas mais afectadas pelos incêndios de 2017. 

Sugerir correcção
Comentar