Telenovela portuguesa Ouro Verde vence Emmy

A telenovela portuguesa foi emitida na TVI entre Janeiro e Outubro do ano passado.

Foto
José Eduardo Moniz, da TVI, e a escritora Maria João Costa na entrega do prémio LUSA/PETER FOLEY

A telenovela portuguesa Ouro Verde, da produtora Plural Entertainment Portugal, foi distinguida na segunda-feira nos International Emmy Awards, em Nova Iorque, numa noite em que a protagonista foi a série espanhola A Casa de Papel.

Ouro Verde, da autoria de Maria João Costa e protagonizada por Diogo Morgado e Joana de Verona, disputava a categoria Telenovela com Cesur ve Guzel, Istanbullu Gelin, ambas da Turquia, e Paquita La Del Barrio, do México. "Ouro Verde" foi emitida na TVI entre Janeiro e Outubro do ano passado.

A primeira telenovela portuguesa distinguida com um Emmy Internacional foi Meu Amor, em 2010, emitida na TVI e protagonizada por Margarida Marinho, Alexandra Lencastre e Rita Pereira.

No ano seguinte, Portugal voltou a vencer na categoria Telenovela dos Emmy Internacional, com Laços de Sangue, telenovela emitida na SIC e protagonizada por Joana Santos, Diana Chaves e Diogo Morgado.

Depois disso, Portugal somou apenas nomeações naquela categoria: Remédio Santo (TVI) e Rosa Fogo (SIC), em 2012, Belmonte (TVI), em 2014, e Mulheres (TVI), em 2015.

Na 46.ª edição dos Emmy Internacional, que decorreu esta noite em Nova Iorque, a série espanhola A Casa de Papel chamou a si todas as atenções ao vencer na categoria "melhor série dramática", uma das mais importantes. "La Casa de Papel", transmitida no país vizinho pela emissora Atresmedia, enfrentava outras três ficções: Urban Myths, do Reino Unido, Inside Edge, da Índia, e Um Contra Todos, do Brasil.

"É o culminar de muitas horas de trabalho", disse à agência Efe a directora de ficção da Atresmedia, Sonia Martinez, minutos após receber a estatueta.

"Esta é a última paragem de um ano incrível e um sonho que nunca sonhámos", disse o criador da série, Álex Pina. Pina descreveu a série, a mais bem-sucedida da Netflix em língua não-inglesa, como "entretenimento puro". O projecto, prometeu, vai continuar agora com "ainda mais força".

Outra das estrelas da noite foi a minissérie chilena "Uma história necessária", que conta, em 16 capítulos, histórias que ocorreram durante a ditadura militar de Augusto Pinochet.

"A nossa motivação em a produzir é poder impactar as novas gerações e lembrar as mais velhas o quão importante é ter memória do que aconteceu no nosso país", disse à Efe o director e produtor executivo do projecto, Hernán Caffiero. "Especialmente no momento em que o discurso de ódio e a violência estão tão presentes nos momentos de hoje", sublinhou.

Fundada em 1969, a Academia Internacional das Artes e Ciências da Televisão dos Estados Unidos é uma organização que está representada por membros de mais de 60 países e de cerca de 500 empresas da indústria televisiva. Na 46.ª edição dos Emmy Internacional, a decorrer em Nova Iorque, serão entregues prémios em 11 categorias, nas quais estão nomeadas produções e personalidades de 20 países.

Sugerir correcção
Comentar