Ministro garante que não há contactos com Portugal para organizar Mundial 2030

Tiago Brandão Rodrigues garante que não tem "conhecimento formal" de uma candidatura tripartida.

Foto
LUSA/INACIO ROSA

O ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, revelou nesta segunda-feira que não tem "conhecimento formal de nenhuma comunicação oficial relativamente a uma candidatura tripartida" de organização do Mundial 2030 de futebol, com Espanha e Marrocos, avançada pelo primeiro-ministro espanhol.

Segundo o diário espanhol El País, Pedro Sánchez avançou, numa visita a Rabat, a intenção de organizar o Mundial 2030 com os três países, tendo apresentado a ideia ao primeiro-ministro marroquino, Saadedín Al Othmani, e ao rei daquele país africano, revelando que a proposta "está a ser bem recebida pelas autoridades".

Aos jornalistas, à margem da conferência Corações Capazes de Construir, na Gulbenkian, Brandão Rodrigues explicou não ter "nenhum conhecimento formal de nenhuma comunicação oficial relativamente a uma candidatura tripartida". "Pelo que entendo, até, os regulamentos da FIFA não autorizam (este tipo de candidaturas), porque são de duas confederações diferentes", acrescentou o governante, referindo-se à filiação regional de Portugal e Espanha com a UEFA, e de Marrocos com a CAF.

Ainda assim, o ministro declarou que poderá dar mais informações aos jornalistas "no caso de haver algum tipo de contacto oficial", mas que "não seria avisado" comentar a proposta neste momento.

Sugerir correcção
Ler 3 comentários