Cerca de 700 crianças vão fazer uma "investigação ambiental" aos rios e ribeiros

Iniciativa da Zero vai permitir a várias crianças, entre os 8 e os 13 anos, "conhecerem de perto a realidade de um rio ou ribeira nas proximidades de casa ou da escola".

Foto
Rita Rodrigues

Cerca de 700 crianças de 30 escolas do país vão participar num projecto para "conhecerem de perto a realidade de um rio ou ribeiro", através de uma "investigação ambiental", de acordo com a associação ambientalista Zero.

Segundo o comunicado enviado às redacções, a iniciativa, promovida pela Zero – Associação Sistema Terrestre Sustentável, vai permitir a várias crianças, entre os 8 e os 13 anos, "conhecerem de perto a realidade de um rio ou ribeira nas proximidades de casa ou da escola, através de uma 'investigação ambiental'".

O projecto, que vai decorrer "durante o ano lectivo 2018/2019", vai começar com a "disponibilização de uma exposição itinerante sobre a temática dos rios e ribeiras" e uma apresentação sobre esta temática nas salas de aula.

A fase final desta actividade terá uma "uma componente prática", na qual os alunos vão ser "convidados a ir para o terreno 'investigar' as características de um curso de água".

A associação ambientalista espera que a iniciativa desperte "uma maior consciência acerca da importância dos recursos hídricos e um maior conhecimento sobre a relação causa-efeito que as actividades humanas têm sobre a qualidade e disponibilidade" destes recursos.

O projecto é "apoiado financeiramente" pelo Fundo Ambiental e integra a Estratégia Nacional de Educação Ambiental.

Sugerir correcção
Comentar