Presidente eleito do Brasil quer "estreitar" relações com países árabes

Jair Bolsonaro recebeu este domingo um convite para visitar os Emirados Árabes Unidos, feito pela Federação de Jiu-Jitsu.

Foto
LUSA/JOEDSON ALVES

O presidente eleito do Brasil, Jair Messias Bolsonaro, disse neste domingo que pretende "estreitar" as relações com os países árabes, após o polémico anúncio de mudar a embaixada do Brasil em Israel de Telavive para Jerusalém.

Jair Bolsonaro recebeu hoje um convite para visitar os Emirados Árabes Unidos, feito pela Federação de Jiu-Jitsu desse país, que organizou uma das etapas do Abu Dhabi Grand Slam, que aconteceu no Rio de Janeiro, neste fim-de-semana.

Bolsonaro foi convidado pela Federação Brasileira de Jiu-Jitsu a estar presente no evento, que decorreu no Parque Olímpico do Rio de Janeiro, e entregou medalhas e prémios, garantindo que "o desporto terá um espaço muito especial" no seu governo. "Sou formado em educação física e fui atleta das Foças Armadas. Sempre fui apaixonado pelo desporto, que considero uma linguagem universal com efeitos colaterais muito positivos, como segurança, respeito, desenvolvimento de outros atributos, disciplina e hierarquia", disse capitão do Exército na reforma.

Em declarações aos jornalistas, no local do evento desportivo, o presidente eleito disse que fará "o possível para ir" aos Emirados Árabes Unidos, já que considera "importante" reforçar as relações e os negócios com os países árabes, onde "cerca de mil professores brasileiros" ensinam jiu-jitsu. "É muito importante estreitar relações com os árabes", frisou.

Após a vitória na segunda volta das eleições presidenciais, com 55,1% dos votos, o candidato do Partido Social Liberal (PSL, extrema-direita) anunciou a intenção de mudar a embaixada do Brasil em Israel de Telavive para Jerusalém, gerando polémica e sendo criticado não só pelos países árabes, mas também pelos empresários brasileiros, principalmente os exportadores de carne, que negoceiam com eles.

Ainda que o anúncio não tenha sido formalizado, uma missão comercial brasileira que deveria visitar o Egipto foi cancelada, aparentemente como reacção à declarada intenção do presidente eleito.

Segundo dados oficiais, os países árabes representam um dos mercados mais importantes para o Brasil, que, em 2017, exportou para esse mercado produtos num valor de 11,8 milhões de euros.

Sugerir correcção
Ler 7 comentários